Maricá completa 240 dias sem registro de roubo de carga

Em mais uma demonstração de resultados positivos na área de segurança pública, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, celebra o primeiro semestre de 2025 com zero registro de roubo de carga. A marca, que se estende até o final de julho, coloca o município em destaque na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Maricá é a única cidade com mais de 100 mil habitantes a manter este índice zerado.

O último caso de roubo de carga na cidade ocorreu em 29 de novembro de 2024. Isso significa que já são mais de 240 dias sem esse tipo de crime, um feito notável considerando que Maricá é cortada por três rodovias estaduais de grande circulação: a RJ-106, RJ-114 e RJ-118. Essas vias são importantes rotas de ligação para Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e a Região dos Lagos.

O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, atribui o sucesso aos investimentos e estratégias de segurança da Prefeitura. A cidade conta com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que monitora o município em tempo real com cerca de 3 mil câmeras. Outro pilar da estratégia é o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), no qual Maricá é o município que mais investe, oferecendo até 170 vagas diárias para reforço no patrulhamento. A parceria com o 12º BPM também tem sido crucial, com resultados expressivos na recuperação de veículos.

O desempenho de Maricá contrasta fortemente com o cenário geral do estado. De acordo com o levantamento da Firjan, os prejuízos com roubo de carga em 2024 atingiram R$ 325 milhões no Rio de Janeiro, com 99% das ocorrências concentradas na Região Metropolitana.

Foto: Meramente Ilustrativa/Freepik

Comentários