Maricá entrega novos cartões do Bilhete Único Universitário

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou no dia (22) uma nova leva de cartões do programa Bilhete Único Universitário aos estudantes de curso técnico ou superior. A cerimônia, que contemplou cerca de 1.300 pessoas, aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. O benefício é destinado a alunos que comprovem moradia em Maricá e o valor da carga mensal transferida para o cartão varia de acordo com a frequência escolar de cada um.

O secretário de Assistência Social, Thiago da Silva Ribeiro, destacou que o Bilhete Universitário é o primeiro programa que permite acesso aos moradores da cidade à universidade pública fora do município, porque o deslocamento não é um deslocamento barato. "Com o BU chegamos a 6.320 pessoas acessando outros municípios pelo projeto. Então, é muito gratificante para a Secretaria e para a Prefeitura de Maricá conseguir garantir direito ao acesso à universidade pública, não só pelo Passaporte, mas também pelo bilhete. Porque o aluno, hoje em dia, passa a universidade pública, mas ele não tem o valor para estar buscando essas passagens. E o programa também não atende só a universidade, mas também curso técnico, pós-graduação, mestrado, doutorado e muitos outros", destacou.

Com 12 anos de existência, o programa do município beneficia com passagens de ônibus gratuitas mais de 6 mil estudantes de cursos técnicos e de graduação, incluindo alunos do programa Passaporte Universitário. Atualmente, o programa atende moradores que estudam em 40 instituições de ensino superior e 20 de cursos técnicos nas cidades de Araruama, Itaboraí, Macaé, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Vassouras, Teresópolis e outras.

Para a aluna do curso de Direito na Estácio de Niterói, Juliana Miguel, de 34 anos, receber esse auxílio será uma ajuda primordial para sua formação. "É maravilhoso, porque querendo ou não, é muito dinheiro para pagar de passagem e de volta todo dia para Niterói, aí fica bem complicado. Já estava ansiosa para receber o cartão, que vai me ajudar a melhorar a minha renda, pois conseguirei investir em outras coisas com o dinheiro que gastava da passagem", falou a moradora do Jardim Interlagos.

Estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Eduarda Oliveira, de 20 anos, comentou sobre o BU. "É um alívio poder receber o bilhete, porque o quanto que eu gastava de passagem pesava muito na renda do meu pai, que é quem me ajuda com os custos da faculdade", comentou a moradora de São José.

Para mais informações sobre o programa, os interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Rua Domício da Gama 65, loja 01, Centro (em frente ao Cine Henfil). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Assistência Social tem como finalidade formular, coordenar, implementar, executar, monitorar e avaliar políticas e estratégias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no âmbito do município.


Fotos: Elsson Campos

Comentários