Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Maricá terá retomada gradual de atividades sociais e econômicas

Prefeito de Maricá Fabiano Horta 

    No dia 04/06, próxima quinta, será retomada gradualmente, as atividades econômicas de Maricá. A cidade deixa o estágio Laranja, só com atividades essenciais e passa para o estágio Amarelo 1, onde terá a primeira fase de flexibilização do comércio, que foi anunciada pelo prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.
    Templos religiosos reabertos, atividades físicas e esportivas em espaços públicos,serão permitidas, dentro das normas e nas regras de segurança definidas, que foram baseadas na situação geral da rede de Saúde da cidade para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
    “A variável da Saúde – saturação da rede, a velocidade do contágio, o isolamento social - é que faz com que possamos avançar e abrir o comércio, ou retroceder para um estágio de maior rigidez”, afirmou o prefeito, que anunciou a criação de novos protocolos de saúde para ajudar a balizar as bandeiras de classificação de risco: “Os polos de atendimento fazem, desde segunda-feira (01/06), coleta de material para testes em todos os que apresentarem os sintomas, a partir de avaliação médica. Também vamos iniciar a testagem em massa da população, pelos idosos de mais de 60 anos”, acrescentou.
    Os critérios citados pelo prefeito foram estabelecidos no decreto e incluem o número de casos confirmados de Covid-19, a taxa de ocupação dos leitos hospitalares no município na semana, do número de testes realizados para detecção da doença e da taxa de letalidade. Nesta terça-feira, a taxa de ocupação era de 44,5%, um número considerado confortável e que guarda relação com o fato de que, um mês depois de entregue à população, o novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara ampliou significativamente a sua capacidade de atendimento.
    Serão adotadas bandeiras, que irão sinalizar a classificação de risco, pelas cores vermelha (lockdown, o maior nível de restrição, ainda não adotado), laranja (isolamento, o estágio em que a cidade se encontrava até então), amarela (reabertura gradual, em níveis I ou II) e azul (estágio de normalização, o nível mais brando). Toda sexta-feira será anunciado, qual bandeira Maricá adotará. A bandeira Amarela 1, irá até o dia 10/06, e depois passará para a bandeira Laranja, para conter a movimentação de pessoas, lembrando que as barreiras sanitárias continuam. No dia 15/06, a bandeira Amarela 1, retornará.
    Algumas medidas, continuam prevalecendo como o uso de máscaras em locais públicos, entre outros. Leia o decreto na íntegra aqui.


Foto: Vinícius Manhães

Comentários