Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Maricá terá 3 polos de atendimento a pacientes suspeitos com o novo vírus

 
No dia 3/04, sexta-feira, abrirá no Centro, no terreno do Esporte Clube Maricá, o primeiro polo de atendimento a pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Sua estrutura se aproxima com um hospital de campanha.
   Os dois outros espaços serão em Itaipuaçu, com inauguração prevista para o dia 10/04, e o outro em Ponta Negra, com a previsão para o dia 17/04. Os espaços funcionarão todos os dias, das 8h às 20h. “Os pacientes serão separados até em salas de espera diferentes, evitando o chamado cruzamento de fluxos, que aumenta o risco de contágio. Assim, se uma pessoa tem febre, ficará num espaço com outros que apresentem esse sintoma; se tem febre e tosse, já vai para outra área – cada uma assistida por um médico diferente”, explicou a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira.
   Segundo a subsecretária Solange, o polo desafogará os postos de saúde e os hospitais e não terá coleta de material para saber se o paciente está infectado. “A coleta de material para análise se dá quando o paciente já apresenta quadro de gravidade; nesse caso, nós o estabilizaremos e removeremos para o hospital, onde será feita essa coleta”, explanou. Ela também está preocupada, com a vinda de pacientes de outros municípios e com esses Polos, nos ajudarão bastante para uma possível  grande procura de pacientes, com sintomas do coronavírus.


Fotos: Evelen Gouvêa



Comentários