Carnaval 2013: prefeitura divulga esquema especial de Trânsito e reforço de equipes de saúde e Defesa Civil

A prefeitura de Maricá montou um esquema especial para o Carnaval deste ano, considerado um dos maiores eventos já realizado na cidade.
A expectativa é que mais de 500 mil pessoas aproveitem os quatro dias de folia na cidade e, para receber com tranquilidade os milhares de turistas e garantir segurança e conforto para a população nos 67 shows gratuitos programados pela prefeitura, o efetivo da Polícia Militar será reforçado durante a folia e equipes do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão na sede do órgão, às margens da RJ-106. Por dia, 70 guardas municipais, além dos agentes da secretaria municipal de Trânsito e Transporte, irão controlar as vias do município.
O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, o posto de saúde de Santa Rita, em Itaipuaçu, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã funcionarão 24 horas por dia. A secretaria de Saúde disponibilizou 16 ambulâncias, que ficarão baseadas nos locais dos shows, no hospital, no Posto de Santa Rita e na UPA.
A venda de bebidas e alimentos por ambulantes está proibida no Carnaval. Mas a prefeitura autorizou o funcionamento de 104 barracas fixas, que ficarão próximas aos palcos no Centro, Barra de Maricá, Itaipuaçu (Recanto e Rua 1), São José do Imbassaí, Ponta Negra e Cordeirinho. Fiscais da subsecretaria de Posturas, da secretaria de Desenvolvimento Urbano, irão apreender as mercadorias em caso de vendas de produtos sem autorização.
Também não será permitido o acampamento (camping) em área de preservação ambiental. Desde o final de janeiro, a prefeitura realiza diversas ações de ordenamento urbano para impedir a ocupação de faixas marginais de proteção do mar, rios, lagoas e reservatórios de água da cidade. A legislação municipal (decreto nº 009/2011) torna ilegal o uso dessas áreas de preservação permanente como ‘camping’.

Defesa Civil

Os banhistas também poderão aproveitar as praias com tranquilidade. Por dia, 34 salva-vidas da Defesa Civil vão trabalhar em postos de atendimentos em Itaipuaçu (ruas 53, 70, 77 e 83), Guaratiba (ruas 90 e 107), Barra de Maricá (ruas Zero, 4 e 13, além da lagoa do Boqueirão e próximo a Toca do Vovô) e em Ponta Negra (em frente ao terceiro quiosque da praia). O Corpo de Bombeiros também vai reforçar o efetivo nas praias de Itaipuaçu e Ponta Negra.
Durante o Carnaval, ainda serão realizadas ações com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Batalhão Florestal e Capitania dos Portos para proibir uso de jet skis nas lagoas e o tráfego de quadriciclos nas areias das praias, além de coibir crimes ambientais. As pessoas serão orientadas a respeitar um limite de segurança nas lagoas e poderão ter os veículos apreendidos em caso de desrespeito às regras. Diariamente, agentes da Defesa Civil também darão suporte a essas fiscalizações na lagoa da Barra de Maricá.

Interdição de ruas

As vias próximas aos palcos onde acontecerão os shows serão fechadas pela prefeitura das 17h às 3h. O trânsito será desviado pela Guarda Municipal para ruas paralelas. Por orientação da secretaria municipal de Trânsito e Transporte, os terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu funcionarão durante a madrugada.

Distribuição de preservativos

Equipes do Programa Municipal DST/Hepatites Virais, da secretaria de Saúde, irão distribuir cerca de 150 mil preservativos e informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e em várias regiões da cidade.
A ação será realizada de amanhã (08/02) até a terça-feira de Carnaval (12). Durante a folia também serão entregues 670 camisas do programa em troca de alimentos não perecíveis, no ponto do Centro. Os produtos arrecadados serão destinados aos pacientes DST/HIV do município. A subsecretaria de Diversidade Sexual, da secretaria municipal de Direitos Humanos, também irá distribuir camisinhas na Praça Orlando de Barros Pimentel, das 17h às 24h.
Já o posto de coleta de sangue para testes de HIV funcionará todos os dias de Carnaval, das 8h às 17h, no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. Mais informações pelos telefones 2637-1747 e 2637-8312 (Serviço de Atendimento Especializado – SAE).

Rafael Zarôr

Comentários