Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Pré-sal pode ter porto em Jaconé

A Transpetro está estudando construir um terminal de líquidos em Maricá para receber o petróleo do pré-sal. Por possuir um grande calado, o local onde será o Porto de Jaconé é um dos três lugares do estado que possibilitam a instalação desse empreendimento. A informação foi dada, ontem, pelo gerente de Desenvolvimento de Logística para o Pré-sal da empresa, Paulo Penchiná, durante a Niterói Naval Offshore (NNO), no Teatro Popular, que termina nesta quinta-feira.
De acordo com Penchiná, um terminal precisa ser construído em área que possibilite a atracação de grandes navios petroleiros. O porto de Itaguaí e a ampliação do Terminal de Líquidos da Ilha Grande, em Angra dos Reis, são as duas outras possibilidades que estão sendo analisadas pela subsidiária da Petrobras para atender a demanda do pré-sal.
“O porto que foi anunciado pela Prefeitura de Maricá para Jaconé será construído para atender diversos segmentos. Mas o local possui a vantagem de ter um excelente calado e isso nos atraiu. Estamos estudando três possibilidades para a implantação de um terminal de líquidos, porém, a princípio, uma não inviabiliza a outra”, explicou.
O executivo da Transpetro estima que esse estudo será concluído ainda no primeiro semestre do ano que vem. Penchiná ressaltou que tanto Maricá, quanto Itaguaí e Angra possuem logísticas ideais para atender o Comperj. Ele destacou que além de atender o complexo petroquímico de Itaboraí, o novo terminal atenderá as demandas de exportação e das refinarias de Duque de Caxias e de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
No painel sobre as oportunidades do pós e do pré-sal, os conferencistas foram unânimes em afirmar a necessidade de investir no conteúdo local de toda a cadeia produtiva naval e offshore.
“O excesso de impostos dificulta a competitividade da indústria nacional. As oportunidades estão aí. O desafio é aproveitá-las no Brasil”, diz Alberto Machado, da Abimaq.


O FLUMINENSE

Comentários