Programa de Capacitação de Servidores é inaugurado em Maricá

Com a presença do prefeito de Maricá, Washington Quaquá e do vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Sidney Mello, representando o reitor Roberto de Souza Salles, foi inaugurado ontem (30/08), às 11h, o Programa de Capacitação de Servidores Públicos, no hall da Prefeitura Municipal.
Presentes também a secretaria executiva de Governo, Maria Helena Alves, e os professores da UFF, Geraldo Abhunamam, Carlos Lidizia e Alcyr Magno da Siva, este último coordenador do Grupo Gestor do programa, juntamente com os servidores municipais Euciléa Maria Reis e Argeu José dos Reis, além de servidores municipais, convidados, imprensa e público em geral.

Convênio

Para realização do programa foi assinado um contrato de R$ 600 mil com o PMAT - Programa de Modernização da Administração Tributária e de Gestão dos Setores Sociais Básicos - do BNDES, que financia programas operacionais e de gestão de tecnologia em todo o país, e um convênio com a Universidade Federal Fluminense, que entrou com o corpo docente, tecnologia e operacionalidade dos cursos.
O programa conta com mais de 60 cursos de 20 a 40 horas-aula de duração, em áreas como: Informática Básica e Avançada, Linguagens da Computação, Língua Portuguesa, Gestão Pública e Gestão Financeira, entre outros, que serão aplicados em etapas. Mais de 300 inscrições já foram feitas, de forma inteiramente gratuita para os usuários. Segundo a secretária Maria Helena, a proposta é capacitar os nossos servidores, para que desenvolvam seus talentos, melhorando continuamente a qualidade dos serviços da municipalidade e à população. O prefeito Washington Quaquá é o grande idealizador deste projeto. Nós apenas colaboramos para sua implantação”, disse.

Investimento social

O vice-reitor Sidney Mello adiantou que “o prefeito Washington Quaquá está investindo no que se pode fazer de melhor em gestão pública: a capacitação das pessoas. Com a qualificação técnica de seus servidores, o município dará um grande salto qualitativo e estará apto a enfrentar maiores desafios. A UFF tem se empenhado na política de interiorização para que as cidades do nosso estado tenham um grau de equivalência técnica, o que só ajuda o desenvolvimento da região. É bem possível que Maricá seja a próxima contemplada com um campus da UFF, com cursos novos como Política Social, Tecnologia, Petróleo e Gás, além de disciplinas tradicionais”, frisou.
O prefeito Washington Quaquá afirmou que uma nova era se anuncia para Maricá. “Os que esperavam milagres da noite para o dia, decepcionaram-se, mas os que tiveram paciência, estão vendo as coisas acontecerem. Não é possível consertar uma cidade com 400 quilômetros de estradas esburacadas em um ano e meio de governo. Mas estamos investindo não só em obras, mas principalmente, em educação, prioridade para nós. Os cursos de capacitação estão nesse investimento, preparando para o futuro, e não somente para agora. Faremos um plano de cargos e salários, com gratificações para produção e talento. O campus da UFF será reivindicado em Brasília, e esperamos que aconteça logo”, afirmou.

Secom Maricá - Fernando Uchôa/ foto: Paulo Polônio

Comentários