Maricá lança Agenda 21 do município

Plano Local de Desenvolvimento Sustentável será distribuído

Na próxima sexta-feira (6), às 16h, Maricá lança a sua Agenda 21 Local, com apoio da Petrobras e da Prefeitura Municipal da cidade. A iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento sustentável nos municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em construção em Itaboraí.
O lançamento ocorre no Palladon Festas e contará com a participação do representante da Petrobras e coordenador geral do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini; além dos coordenadores Locais da Agenda: Luciana Andrade, representando o Primeiro Setor (governo); Vicente Raimundo da Silva, representante do Segundo Setor (empresarial); Izidro Arthou, representando o Terceiro Setor (Organizações Não Governamentais); e Adilson Pereira da Silva, representante do Setor Comunitário.
A Agenda 21 identifica preocupações e potencialidades locais, resultando num Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) para cada município, abordando itens como educação, cultura, meio ambiente, habitação, saúde, saneamento básico, transporte e segurança, entre outros. Mais informações sobre o projeto e as Agendas Locais estão no site: http://www.agenda21comperj.com.br.
“Maricá é o município litorâneo mais próximo do futuro pólo petroquímico, que está sendo construído em Itaboraí”, afirma Ricardo Frosini. “Como o município vai se inserir neste novo contexto econômico e social da região, e de que maneira irá se preparar para isto, são questões importantíssimas que têm que ser discutidas e acompanhadas por toda a sociedade. O processo de agenda 21 em Maricá permite que essas discussões ocorram, e que um plano, baseado nos princípios do desenvolvimento sustentável, seja traçado”, completa.
“Estamos divulgando um trabalho que vem acontecendo desde 2007, passando para toda a sociedade a importância da participação dos quatro setores (público, empresas, organizações não governamentais e sociedade civil organizada). Acredito que o lançamento vai fortalecer a Agenda 21 do nosso município, trazendo entidades que realmente queiram contribuir com idéias para alcançarmos o objetivo de termos uma cidade sustentável”, destaca uma das coordenadoras da Agenda 21 de Maricá, Luciana Andrade.
O projeto Agenda 21 Comperj tem o objetivo de criar e fomentar o desenvolvimento de processos de Agenda 21 Local em cada um dos 14 municípios sob influência direta ou indireta do Complexo Petroquímico. Além de Maricá, Saquarema, Guapimirim, São Gonçalo, Tanguá, Casimiro de Abreu e Teresópolis, a Agenda 21 abrange os municípios fluminenses de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito e Silva Jardim, que também irão lançar suas respectivas Agendas até julho.

Serviço:

Lançamento da Agenda 21 de Maricá.
Dia: 6 de maio.
Local: Palladon Festas - Rua Dilson Antonio Legentil, 1, Maricá.
Hora: 16h.

Comentários