APA de Maricá: grupo organiza dois atos contra empreendimento

O Movimento Pró-Restinga, grupo de Maricá que luta pela defesa do meio ambiente do município, programa uma série de manifestações contrárias à Fazenda São Bento da Lagoa, megaempreendimento imobiliário que o grupo Iniciativas de Desenvolvimento Imobiliário Brasil (IDB) quer construir dentro da APA de Maricá. Conforme noticiou o Blog Verde na sexta-feira, a empresa entrou com pedido de licença prévia no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para erguer condomínios residenciais, áreas comerciais, um hotel e campos de golfe em área da restinga.
O primeiro ato público foi dia 26 de maio, em Maricá, feriado local. A outra manifestação está marcada para o próximo dia 30, quando ocorre audiência pública do Complexo Petroquímico de Itaboraí, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Atualmente, o Inea estuda a possibilidade de oferecer proteção integral à APA de Maricá, que conta com 969 hectares. A ideia é incorporá-la ao Parque Estadual da Serra da Tiririca. Há também a possibilidade da criação de uma Reserva Extrativista (Resex) para a comunidade caiçara local. O IDB argumenta que o projeto está dentro da lei e respeita o zoneamento da área de proteção ambiental.

O Globo - Blog Verde

Comentários