Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo de Maricá promete parceria entre empresas, sociedade e as diversas áreas do governo

O petista Marcelo Sereno assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo de Maricá com a missão de tirar do papel a inclusão da cidade no polo naval do Estado do Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, com o apoio do senador eleito Lindberg Farias (PT), Sereno foi empossado prometendo boa interlocução com os governos estadual e federal.

Qual é o seu maior desafio frente à pasta?

Nosso maior desafio em Maricá é fazer com que as receitas provenientes de royalties de petróleo – cerca de R$ 20 milhões – sejam usadas para estimular o desenvolvimento econômico da cidade. Nosso dever é fazer que esses valores, repassados para que se crie uma estrutura que dê suporte aos moradores quando não houver mais petróleo a ser explorado, cheguem aos cidadãos por meio de investimentos que fomentem indústrias, comércio, micro e pequenas empresas da região. Resumindo, precisamos garantir oportunidades futuras.
Como desenvolver a cidade, que hoje vive praticamente só com recursos do Fundo de Participações dos Municípios?

Através da criação de projetos de incentivo a empresas locais, capacitação de mão de obra e principalmente investir no turismo. A cidade é muito bonita, com belas praias e paisagens. Vamos buscar capitalizar as riquezas naturais, garantindo infraestrutura para empresários e turistas.

Sua pasta será responsável pela maior aposta desta gestão: o petróleo. Como transformar essas expectativas em ações concretas?

Como já destaquei na primeira resposta, trabalharei para fazer com que os recursos dos royalties do petróleo cheguem até os cidadãos. Penso que a melhor maneira de tornar isso realidade é trabalhando em parceria com empresas, cidadãos e as diversas áreas do governo, garantindo a atração de investimentos.

Durante quase dois anos foram anunciados diversos nomes de empresas interessadas em investir na cidade, mas até agora nenhum projeto se concretizou. O porto vai sair do papel?

Ainda não temos uma definição.

Mas quais são os planos para o município?

Atrair investimentos e tornar Maricá um destino indutor de turismo, além de participar ativamente do Conleste para assegurar e preparar Maricá no contexto de instalação do Comperj.

Como sua ligação com a cúpula do PT nacional pode ajudar o município?

Não vejo qual a ligação entre um partido e um possível favorecimento. Posso te dizer que, meu bom relacionamento com os governos do Estado e Federal poderão ajudar o município.


O Fluminense

Comentários