Responsabilidade

Maricá e Macaé estão incluídos entre os 25 municípios do Estado do Rio que estão tendo o combate à criminalidade reforçado com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A iniciativa, já presente em outras 147 localidades, parte do princípio que a parceria entre as três esferas de governo - União, estados e municípios - é o melhor caminho para reduzir a violência.

Partindo deste pressuposto, os gabinetes de gestão se transformam em espaços destinados à articulação de ações de prevenção e repressão por meio de um trabalho conjunto entre órgãos federais, estaduais e municipais.
Para que as ações sejam postas em prática, o governo federal acena com uma ajuda em dinheiro. Nesta nova estapa está programada a destinação de R$ 26 milhões. Porém, é necessário que os estados e municípios façam a sua parte.
A ideia é que as polícias Civil, Militar e Federal, bem como as guardas municipais, atuem em conjunto. É um tipo de trabalho que pode dar resultado positivo, principalmente na ação preventiva. Como diz o ministro da Justiça, Paulo Barreto, é preciso tratar a segurança pública como responsabilidade de todos.

O Fluminense / Editorial

Comentários