Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Combate ao Tabagismo foi um dos temas do Encontro de Educadores em Maricá

Campanha de conscientização sobre os malefícios do tabaco nas escolas, espera elevar a qualidade de vida dos docentes, alunos e funcionários não-fumantes.

O combate tabagismo foi o tema do primeiro dia do Encontro dos Educadores, organizado pela Prefeitura de Maricá, através da secretaria de Educação, que começou hoje (23/8) e acontece até a próxima sexta-feira, dia 27, com extensa programação no Esporte Clube Maricá. As palestras sobre os malefícios do uso contínuo do cigarro foram ministradas pelos integrantes do Núcleo de Estudos de Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NETT/UFRJ), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que fez um alerta sobre o aumento no número de mulheres fumantes, principalmente gestantes.


A Universidade está organizando diversos eventos nos municípios do Estado do Rio, alusivos ao Dia Mundial sem Tabaco, realizado em maio deste ano, cujo tema foi “Tabaco - mortal em todas as suas formas” e a II Jornada de Controle do Tabagismo e Promoção da Saúde, realizada em junho. O objetivo é sensibilizar aos consumidores e formuladores de políticas sobre o fato de que o uso de qualquer produto de tabaco é extremamente maléfico à saúde, e que todos os produtos de tabaco, não somente os cigarros industrializados, devem ser estritamente regulados.

Durante todo o dia, moradores que participaram do evento fizeram testes para medir a dosagem de monóxido de carbono no sangue, utilizando o monoxímetro, aparelho usado para medir o grau de contaminação do pulmão do fumante, e é também uma inovação no tratamento dos fumantes que querem parar. O objetivo do evento é alertar para os riscos do cigarro, não só para os fumantes, mas também para os indivíduos que inalam a fumaça do tabaco presente no ar. Com essa conscientização, a Comissão espera erradicar o hábito de fumar dentro do prédio das escolas do município, melhorando a qualidade de vida dos docentes, alunos e funcionários não-fumantes.

Cada dia o Encontro de Educadores receberá um público alvo, conectado a um tema central. Hoje, além do combate ao tabaco, aconteceu a fase municipal das Olimpíadas da Língua Portuguesa, com seleção e julgamento dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais. O público alvo foi os alunos e professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Houve também a implementação do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Maricá, que terá aulas semipresenciais, também em parceria com a UFRJ.

Na terça-feira, dia 24, prossegue o Encontro dos Educadores, onde o tema será voltado para o Programa Formação pela Escola, com a primeira aula do módulo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com um público alvo de gestores e auxiliares. O horário é das 14 às 17 horas, e será coordenador pela professora Juliana Querino.
 
Denilson Santos

Comentários