MARÉ realiza primeira reunião conjunta e alinha estrutura para atuação na Cultura e no Turismo de Maricá

MARÉ (Maricá, Arte, Roteiros e Experiências) atuará como braço executivo das secretarias, unindo ações de gastronomia, audiovisual e grandes eventos; Antonio Grassi preside a nova entidade.


A Prefeitura de Maricá deu um passo significativo para a gestão de suas políticas culturais e turísticas, junto da MARÉ (Maricá, Arte, Roteiros e Experiências), companhia pública que funcionará como braço executivo das Secretarias de Cultura e de Turismo do município. O lançamento formal das atividades ocorreu em sua primeira reunião conjunta, que alinhou a diretoria, o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal da instituição.

A companhia surge com um escopo ambicioso e abrangente, englobando desde a produção de grandes eventos até a atuação em áreas especializadas como gastronomia, cinema, audiovisual, artes plásticas, edição de livros e produção musical. A estrutura organizacional e os fluxos internos para a execução das políticas culturais e turísticas foram apresentados durante o encontro.

O presidente da MARÉ, Antonio Grassi, destacou a missão da entidade em complementar o trabalho já realizado pelas secretarias. “A MARÉ é uma companhia de Cultura e Turismo que vem para complementar o trabalho já realizado pelas secretarias e que também continuará sendo construído por elas. Atuaremos como braço executivo de programas e projetos dessas áreas. Nossa missão é fortalecer a execução das ações culturais e turísticas na cidade”, afirmou Grassi.

Estrutura Centralizada

Um dos pontos de destaque da MARÉ é a centralização de responsabilidades. A entidade passará a incorporar ações que antes estavam sob a gestão de outras companhias municipais, como a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). O movimento visa dar mais sinergia e eficiência aos projetos culturais e turísticos da cidade.

Apesar de a diretoria estar concentrando esforços no planejamento estratégico do calendário de eventos de 2026, a companhia já aponta entregas importantes no final de 2025, garantindo a continuidade de programas tradicionais.

“Estamos estruturando nosso calendário de eventos para execução plena em 2026, mas já antecipamos algumas realizações ainda este ano, como o Natal Brasilidade, a Feira das Yabás e o Festival Somos Latinos”, concluiu o presidente Grassi, sinalizando que a MARÉ já inicia suas atividades com a produção de eventos de impacto na agenda municipal.

Foto: Thamyris Mello



Comentários