ONU-Habitat e São Gonçalo lançam observatório de políticas públicas

A Prefeitura de São Gonçalo deu um passo importante rumo à transparência e à gestão baseada em evidências com o lançamento do Observatório Fortalece São Gonçalo, nesta quinta-feira (16), em evento realizado no Teatro Municipal. A iniciativa é fruto da parceria entre o município e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e tem como objetivo reunir e disponibilizar dados que auxiliem na formulação de políticas públicas mais eficazes.

A plataforma, criada por lei municipal, disponibiliza mais de 130 indicadores nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, economia e segurança pública, permitindo que a população acompanhe, em tempo real, o desempenho das políticas e ações da administração municipal.
“O Observatório é um instrumento de gestão, transparência e planejamento. Ele orienta a atuação da prefeitura, de universidades, de especialistas e, sobretudo, dos moradores de São Gonçalo. É uma plataforma interativa e de fácil acesso, que convidamos todos a conhecer”, destacou Rayne Ferretti Moraes, chefe do escritório do ONU-Habitat no Brasil.
Durante o lançamento, o prefeito Capitão Nelson ressaltou a importância da iniciativa para o futuro da cidade.

 O evento também contou com a entrega de certificados do Programa de Capacitação em Gestão Pública Baseada em Dados, que formou mais de 40 servidores municipais ao longo de quatro meses. A formação preparou equipes para usar informações de forma estratégica na elaboração e monitoramento de políticas públicas.


Além disso, o ONU-Habitat apresentou a primeira publicação do Laboratório Urbano Sustentável de São Gonçalo, com foco em Gestão de Riscos e Desastres, documento que também estará disponível na plataforma do Observatório.

A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Rafaela de Santana Ribeiro, destacou o caráter colaborativo da iniciativa:
“O Observatório foi construído com a integração das secretarias municipais, garantindo que os dados coletados representem a realidade da cidade e estejam acessíveis à população. Torná-lo lei é uma forma de assegurar sua permanência e efetividade.”
O lançamento integra o Circuito Urbano 2025, promovido pelo ONU-Habitat, que neste ano tem como tema ‘Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis’, com apoio do Ministério das Cidades.

Com o Observatório Fortalece São Gonçalo, o município reforça seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU, adotando práticas de governança que promovem desenvolvimento sustentável, transparência e participação social.


Foto: Lívia Souza|ONU-Habitat


Comentários