Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é destaque em um dos principais eventos farmacêuticos do Estado

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, participou do 12º Congresso RioPharma de Ciências Farmacêuticas apresentando um estudo desenvolvido por profissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. O retrato científico, apresentado em setembro, tratou da dispensação do medicamento “Paracetamol bolsa” e destacou a experiência da unidade na implementação e manejo desse recurso.

O trabalho foi elaborado por Marina Soares Gonçalves, Victória Reis de Figueiredo, Suellen Coelho de Oliveira Pacheco, Taynah da Silva Pinheiro e Rodrigo Monteiro dos Santos Bandeira. O estudo detalhado do processo clínico e administrativo de introdução do medicamento, registrado em 2022 pela Anvisa, especialmente indicado para pacientes sem possibilidade de uso oral ou alérgicos à dipirona, conforme protocolo específico de dispensação.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Velho, a participação em eventos científicos reforça o compromisso do hospital com a qualidade e segurança do paciente, consolidando-o como referência em assistência, pesquisa e inovação.

Uma análise do uso do medicamento entre maio e julho de 2025 incluiu 16 pacientes e evidenciou a importância do trabalho integrado entre farmacêuticos, equipe médica e sistema eletrônico, garantindo maior segurança e racionalidade terapêutica. Ana Paula Silva, diretora-geral do hospital, destacou que o estudo contribui para avanços no cuidado clínico e reforça o reconhecimento da instituição como centro de excelência na saúde e pesquisa científica.

Avanços no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara


O hospital está em fase de ampliação para se transformar na Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, com previsão de novos serviços como hemodiálise, hemodinâmica, mais leitos de enfermaria cirúrgica, salas de operação, enfermaria coronariana, um prédio administrativo e ampliação do Centro de Imagem.

As fases futuras incluem a criação do Hospital da Mulher, da Criança, uma maternidade e serviços de medicina nuclear para diagnósticos personalizados, com foco na detecção precoce de doenças.

O hospital atende apenas pacientes agendados pela Central de Regulação. Urgência e emergência por livre demanda são direcionadas ao Hospital Conde Modesto Leal (Centro) e unidades de pronto atendimento em Inoã e Itaipuaçu.

Foto: Divulgação

Comentários