Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Prefeitura de Maricá homenageia 60 mulheres com prêmio Heloneida Studart

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas de Defesa dos Direitos das Mulheres, homenageou na última segunda-feira (21) 60 mulheres com o prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, em solenidade realizada no Cine Henfil, no Centro. O evento também celebrou o Dia da Mulher Maricaense, comemorado anualmente no dia 20 de agosto.

O prêmio homenageou mulheres que se destacaram na luta por direitos e atuam em diferentes áreas e segmentos da sociedade, sendo dividido em quatro categorias: Nacional, Estadual, Municipal e Memória Póstuma, sendo 15 homenageadas em cada uma delas.

A secretária de Políticas de Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, destacou a importância da celebração e do prêmio para as mulheres.

“Esse prêmio iniciou em 2014, com objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres, em reconhecimento à história, inspiração, resiliência e superação que cada uma carrega. A nossa sociedade reconhece a importância que elas devem ter. É um prêmio democrático, que homenageia mulheres públicas, mas também mulheres anônimas, que faz o prêmio ser um sucesso”, explicou Piredda.

Homenageadas

As homenageadas receberam uma placa por seu destaque na luta pela igualdade de gênero e pela efetivação dos direitos das mulheres. A neta da cantora e compositora brasileira Elza Soares, símbolo de resistência e de superação, Vanessa Soares agradeceu a honra de receber a honraria póstuma.

“É muito gratificante estar aqui. Saber que minha avó vem sendo reconhecida, mantendo o legado de uma mulher de 70 anos de carreira que morreu com 91 anos, deixando DVD, músicas inéditas, com uma voz tão potente e que sabia lutar pelas mulheres, pela minoria, pelas mulheres negras e pelo grupo LGBTQIA +. Quero deixar destacado uma frase dela: Se existe reencarnação, eu quero voltar sempre preta, resistente, áspera, dura, fértil, profunda e terrosa. Essa era minha voz”, destacou.

Homenageada na categoria nacional, a deputada federal Manuela D’Ávila foi representada pela subsecretária de Cidadania e Economia Criativa de Niterói, Walkiria Nictheroy, que elogiou o evento e parabenizou todas as homenageadas.

“Quero dizer que é uma honra estar aqui representando Manuela D ‘Ávila, que é uma mulher que significa tanto para o Brasil. Como é importante que exista um espaço público dedicado às políticas de promoção dos direitos das mulheres à igualdade de gênero. Não existe democracia sem participação feminina e não existe construção de cidade e de território sem que as mulheres sejam protagonistas. Então, na verdade, mesmo estando aqui no lugar de representante, quero ressaltar que vocês é que são o maior brilho do dia de hoje”, disse.

Já na categoria estadual, a deputada estadual Marina do MST foi uma das condecoradas da noite e ressaltou a importância de Heloneida Studart.

“Eu quero agradecer esse prêmio Heloneida Studart, pois ela merece ser prêmio mesmo pelo legado que deixou para cada um de nós. Eu penso que é a nossa sabedoria e o legado todo que Heloneida e todas nós somos homenageadas. Heloneida foi uma das minhas inspirações de muito aprendizado logo que cheguei aqui no Rio de Janeiro e ela deixou muitos ensinamentos para gente, não só pela fala firme e clara, mas sobretudo pela postura corajosa que sempre teve em todas as suas atuações”, ressaltou.

Dirigente do Movimento Popular da Juventude em Disparada, na pasta do LGBQIA+, Allie Monteiro falou sobre a emoção de poder receber o prêmio na categoria municipal e a representatividade como mulher trans.

“Poder estar representando tantas mulheres como eu, mulheres trans é algo fantástico. É bom, a gente se sente visível, se sente recompensada. Nossa luta é muito grande e eu estou muito feliz de poder receber esse prêmio hoje em nome de tantas outras mulheres que, assim como eu, residem aqui nessa cidade que precisam ser vistas, ouvidas e levadas a sério e ter seus direitos respeitados. Então, para mim, hoje é um dia de realização pessoal, mas também em nome de todas nós”, finalizou.

Veja a lista das mulheres homenageadas com o prêmio Heloneida Studart:

Elza da Conceição Soares, Adriana Mota, Vânia Maria dos Santos, Lezireè Figueiredo, Lady Célia Lima de Souza, Maria Cristina Coelho Vianna, Drª. Mírian Leite da Silveira, Wanderleia Ferreira da Silva, Kátia Jones, Heliza Ribeiro, Josefa Xavier Leal, Dalva Alves, Sely Cristina da Silva, Hosana Brito, Katlen da Silva do Carmo, Manuela D’Ávila, Leci das Graças Alberti, Maria de Fatima Cunha Palma, Lidiane Ana de Souza, Isabel Cristina de Oliveira, Marianne Mary da Fonseca, Maria José de Andrade, Pérola Campos, Andreia Cândida, Simone Alves, Vanessa Malaquias do Nascimento, Cláudia Mendonça, Denise Gomes, Elisa Lucinda, Manuela Mello, Dona Ivone, Mércia Calixto, Mãe Márcia de Oxaguiã, Lili Araújo, Claudete Inocent, Lili Dias, Renata do Templo do Sol e da Lua, Izabelly Cristinne Souza de Oliveira, Vera Maria Luciano dos Santos, Cida Gonçalves, Lúcia Marina dos Santos, Solange Areias, Penha Nogueira, Aduni Benton, Denise Oliveira, Maria Alice dos Santos, Yenai Martins, Alessandra Guedes, Guiomar dos Passos, Andrea Diniz, Lucimara Dias, Pastora Líbia, Raquel Domingos Pucello e Nélida Cuíñas Piñon.

Foto: Marcos Fabrício

Comentários