Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

A Secretaria de Saúde de Maricá recebeu, hoje (10) uma nova remessa da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. As 1.250 doses foram trazidas do Centro de Distribuição da Secretaria Estadual de Saúde e entregues no Posto de Saúde Central, sempre com escolta de policiais do 12º BPM. Essas doses serão aplicadas em idosos acima dos 95 anos, cuja imunização começa amanhã (11).

Segundo a subsecretária de Saúde do município, Solange Oliveira, o novo lote de vacinas será utilizado seguindo os critérios recomendados pelo Ministério da Saúde, ou seja, o público alvo dos grupos prioritários é formado por aqueles com maior chance de contaminação - os profissionais da linha de frente da Saúde - e os de maior risco para complicações e morte pela doença - os idosos.

"Maricá segue a risca as diretrizes Nacional e Estadual dessa campanha de imunização. Diferentemente de outros municípios, não está antecipando etapas sem antes garantir a reserva da segunda dose do imunizante e a completa vacinação dos grupos prioritários da primeira fase. Iniciamos de forma modesta, com poucas doses recebidas e não aventamos a possibilidade de utilizá-las em quem não pertencesse ao primeiro grupo.", afirma Solange.

"Avançaremos no grupo dos "super idosos", aos quais garantiremos a imunização daqueles maiores de 90 anos nas próximas 3 semanas, com a chegada das novas 1.250 doses de Coronavac recebidas nesta quarta-feira", completa.

A coordenadora de imunização do município, Ana Cláudia Chavão, alertou que os idosos não precisam se dirigir aos postos de saúde para receber a vacina, já que a imunização será em domicílio. “Ninguém precisa correr para se vacinar. Os idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde terão a vacina garantida”, finalizou Ana Cláudia.




Sérgio Renato/ Foto: Marcos Fabrício

Comentários