Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Grupo de prioritário de índios da aldeia Mata Verde Bonita, em Maricá são vacinados contra Covid-19

Maricá, Angra dos Reis e Paraty foram os municípios do estado do Rio, a terem cobertura vacinal para povos indígenas, e dadas as condições de distribuição das primeiras doses aos estados, o primeiro no país a iniciar a imunização de todo um grupo prioritário de uma aldeia indígena.

As primeiras doses para esta população foram aplicadas, no dia 19/01, na aldeia Tekoa Ka'aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita, na língua guarani), em São José de Imbassaí. Três integrantes da comunidade receberam as primeiras doses, que continuam a ser aplicadas, totalizando 44 indígenas imunizados. O povo Guarani recebeu os agentes utilizando pinturas corporais, as mesmas que usam em dias de celebração.

“Será uma libertação para nós e para eles, que ficaram tanto tempo sem qualquer contato com o mundo exterior, mas é preciso ter a consciência de que não acaba aqui. É preciso manter os cuidados, que incluem o uso da máscara”, frisou Rosane ao lado da pajé. “Fico feliz e emocionada de participar de algo novo para nós. Desejo que Ianderu (Deus) continue dando sabedoria a todos para continuar”, declarou Lídia, que celebrou com um cântico na língua tupi.

A pajé Lidia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação. Antes dela, a enfermeira Rosane das Neves, que atua na unidade de Saúde da aldeia, recebeu sua dose num ato que transmitiu confiança aos índios.

Hoje (20) foram vacinados o restante do grupo prioritário da aldeia Mata Verde Bonita.  A aldeia Sítio do Céu (Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py), em Itaipuaçu, deverá ser atendida somente, na segunda etapa da imunização.

Pajé Lídia Nunes

Foto: Marcos Fabrício

Comentários