Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Menino maricaense de 2 anos poderá receber transplante de células tronco da irmã

Foto Ilustrativa/ Internet

Maricá durante dois meses, aproximadamente, envolveu toda a rede de Saúde da cidade (Atenção Primária à Saúde, o laboratório Dr. Francisco Rimolo Neto e a Rede de Urgência e Emergência, com a Maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para ajudar uma mãe a ter sua filha, e também ajudar seu irmão de dois anos e 3 meses, com câncer e precisa de células troncos do cordão umbilical para transplante. 

No último dia 14/08, Márcia Cristina, 21 anos, deu à luz a uma menina, por parto cesáreo, que foi colhida células tronco do cordão umbilical do bebê, envolvendo toda equipe, já citada.

A cesariana foi feita no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, pela médica obstetra, Claudia Rogéria, acompanhada também da biomédica Danielle Figueiredo, que fez a coleta e acondicionou o material do cordão umbilical. O material foi levado para o Inca, pela médica de família Alessandra Andrade, que também acompanhou o pré-natal da mãe. O material será analisado, para saber se o irmão é compatível com irmã doadora.


Comentários