- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Audiência Pública com o deputado estadual Waldeck Carneiro discutirá destino do prédio da Universidade Gama Filho
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Prédio da UGF Foto: Genilson Araújo |
O objetivo é discutir com a sociedade, principalmente moradores, estudantes, profissionais de ensino e comerciantes dos bairros adjacentes, a destinação do prédio que pertencia à universidade. A Lei Nº 7353/2016, de autoria do deputado estadual Waldeck (PT) e do ex-deputado estadual, atual federal Paulo Ramos (PDT), atualmente na Câmara Federal, autoriza o Poder Executivo a declarar de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel do antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade.
O deputado Waldeck, antes de conversar com o governador Wilson Witzel (PSL), sobre a desapropriação da Universidade Gama Filho (UGF), na Zona Norte do Rio, quer ouvir a população daquela localidade. Já o deputado federal Paulo Ramos, co-autor da proposição, crê que o acontecido com a UGF tenha sido uma lástima. “O prédio pode ser completamente recuperado com a mesma destinação. É uma grande luta de dois mandatos, um estadual – do Waldeck – e outro federal – o meu – para fazer com que a população do entorno seja contemplada e que a educação superior possa prevalecer”, explanou o deputado.
Com a chegada da UGF, o bairro da Piedade, cresceu economicamente, mas há cinco anos, quando o Ministério da Educação descredenciou duas universidades privadas: a UFG e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), o bairro começou a ter sua economia escoar. Pois, Piedade cresceu no entorno da UFG. Na rua Manoel Vitorino, onde era o prédio da Gama Filho, o comércio acabou, todas as lojas fecharam as portas.
O campus Piedade da UGF está abandonado, a segurança é precária, recorrentes saques e invasões vem acontecendo. Com o fechamento da Universidade, outros colégios fecharam as portas e duas principais indústrias do bairro.
Comentários
Postar um comentário