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Procon-RJ prosseguiu com retirada de azeites com propaganda enganosa de supermercados do Grande Rio

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, prosseguiu no dia 12 de novembro, com a Operação Capitu. Fiscais percorrem supermercados de todo o Grande Rio para retirar das prateleiras azeites cujos rótulos mostram como sendo do tipo virgem, mas que na verdade são lampantes, com qualidade inferior. O agentes também estão fixando cartazes nos supermercados informando sobre azeites vendidos como extravirgens, quando no fundo são do tipo virgem, com maior acidez.
Na cidade do Rio, os fiscais irão aos bairros Centro, Campo Grande, Bangu, Realengo, Sulacap, Pavuna, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Eles também vistoriam supermercados de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Mesquita.
A Operação Capitu é fruto do Processo Administrativo aberto pelo Procon-RJ na segunda-feira (11/11) que suspende a venda do azeite tipo virgem das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D'Almeida e Vila Real, pois eles são apenas azeites lampantes. O processo também determina a fixação nos supermercados de um cartaz nas prateleiras dos azeites extravirgens das marcas Borges, Carbonell, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata, informando que eles são apenas virgens.
Quarenta e um supermercados foram vistoriados na segunda-feira (11/11) e todos fixaram o cartaz nas prateleiras dos azeites enganosamente definidos como extravirgens. O azeite da Quinta D'Almeida foi retirado das prateleiras em nove supermercados, e as unidades do azeite Figueira da Foz tiveram de ser recolhidas em quatro deles.

Ascom Procon Rj

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