Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Sala Cult de Maricá apresenta show gratuito de Bossa Nova

   O projeto “Sala Cult”, da secretaria de Cultura de Maricá, apresenta nesta sexta-feira (11/12) o segundo show dedicado à bossa nova (o primeiro aconteceu no dia 04/10), marco musical brasileiro surgido na década de 1950 por influência de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e vários outros. A cantora Dalva Alves comanda o show gratuito “Isso é Bossa Nova”, às 19h, na Casa de Cultura, no Centro. Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.
   Com apoio do violonista Leandro Junior, do percussionista Kaká Colon e participação especial da cantora Rosa Brasil, Dalva Alves interpretará grandes sucessos da bossa nova, como “Chega de Saudade”, “Corcovado”, “Samba do Avião”, “Desafinado”, “Ela é carioca” e o clássico dos clássicos, “Garota de Ipanema”, entre outros.
   A bossa nova tem como características principais o desenvolvimento de canto-falado minimalista e a marcante influência do jazz norte-americano, especialmente do bebop tanto no trato com o violão quanto na marcação percussiva. Segundo alguns críticos, o ritmo foi conhecido a partir de 1958, com o LP “Canção do Amor Demais”, gravado por Elizabeth Cardoso (1920-1990), com músicas de Tom Jobim e letras de Vinícius de Moraes. O acompanhamento de duas faixas – “Chega de Saudade” e “Outra Vez” – é feito pelo violão de João Gilberto. Até chegar a esse ponto, no entanto, a bossa nova existia em círculos mais restritos, especialmente musicais, na Zona Sul do Rio. São famosos os encontros na casa da cantora Nara Leão, na Avenida Atlântica, que reuniam nomes como Roberto Menescal, Billy Blanco, Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli e Sérgio Ricardo, além do próprio João Gilberto.
   Um ano depois, o mesmo João Gilberto lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, com composições suas e da dupla Tom e Vinícius e que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro e internacional. Com o passar dos anos, o ritmo suave e melódico tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da MPB e levou o Brasil a ser conhecido mundialmente. É antológica, por exemplo, a gravação do programa na TV americana na qual “Garota de Ipanema” é interpretada por Tom Jobim ao violão, com a companhia de ninguém menos que Frank Sinatra. Os dois também gravariam um disco juntos em 1967. A música, por sinal, já teve mais de 160 regravações por artistas de todo naipe.
   O “Sala Cult” oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo. Mais informações pelo telefone 3731-1432. A Casa de Cultura fica na Praça Doutor Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Rafael Zarôr

Comentários