Prefeitura de Maricá fecha aeródromo da cidade


Queda de aeronave na tarde desta quarta-feira matou um dos ocupantes e deixou um ferido

  A Prefeitura de Maricá interditou, o aeródromo municipal. A decisão foi tomada após a queda de um monomotor na tarde de ontem, na Rua Ataíde Parreira, no bairro Parque Eldorado. Segundo as primeiras informações, a pessoa que pilotava a aeronave morreu no local do acidente. Ferido, o outro ocupante foi encaminhado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.
  O fechamento proíbe pousos e decolagens por prazo indeterminado e um decreto, já assinado pelo prefeito Washington Quaquá, será publicado na próxima edição do Jornal Oficial do Município (JOM). Para garantir a interdição da área, equipes da Guarda Municipal ficaram na entrada do local a partir da noite de ontem.
  O monomotor que caiu na cidade era utilizado para voos de instrução por um aeroclube que opera sem autorização legal no aeródromo de Maricá. A interrupção das atividades irregulares no aeródromo é uma batalha da atual administração municipal. A cessão para uso do solo no local – que permitiu o funcionamento das escolas de aviação existentes e de outras atividades igualmente irregulares até hoje – foi realizada em 2006 pelo antigo Governo Municipal, sem licitação. Em 2009, o TCE considerou todas as doações irregulares e determinou a cassação das atividades, o que está sendo cumprido.
  Em 2012, o atual Governo cassou, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, os alvarás de funcionamento das escolas de pilotagem. Há uma ação judicial das empresas contra a decisão. Diante do descumprimento legal das empresas, a Prefeitura de Maricá informou os fatos à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Rafael Zarôr

Comentários