Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Maricá: prefeitura reordena e amplia coleta de lixo

O novo sistema de coleta de lixo, implantado pela prefeitura de Maricá há pouco mais de dois meses, já aumentou consideravelmente a eficiência do serviço e, consequentemente, a satisfação dos moradores. As mudanças, que incluíram o reforço na frota de caminhões e a reordenação das rotas por onde passam as equipes, fizeram despencar o número de queixas registradas na Ouvidoria Municipal, segundo levantamento da secretaria municipal de Obras.
Em abril, a Ouvidoria recebeu 474 reclamações sobre a coleta. O número caiu drasticamente, para apenas 65, em maio – mês em que o novo planejamento foi posto em prática – e, em junho, foi ainda menor: apenas 46. Além da ampliação e adequação das rotas de recolhimento, o transbordo do lixo para o Centro de Resíduos Sólidos de Itaboraí – iniciado em abril com o fechamento do aterro municipal de Maricá – foi outro fator que contribuiu para a melhoria do serviço, na avaliação da secretaria.Para garantir mais agilidade e eficácia na coleta, os caminhões da empresa contratada pela prefeitura circulam de segunda a sábado em 28 áreas espalhadas pelo município. Os locais foram divididos em dois grandes grupos e a coleta é realizada três vezes por semana em cada grupo (segundas, quartas e sextas ou terças, quintas e sábados), sempre das 9h às 16h. Com o novo planejamento, os caminhões passaram a operar mais agrupados, o que ampliou o alcance da coleta.
“Aperfeiçoamos o trabalho das equipes. Antes, todas as rotas alternavam ruas, às vezes nos mesmos bairros – o que aumentava o tempo de deslocamento dos caminhões”, completa o secretário municipal de Obras e responsável pelas mudanças, Fernando Rodovalho, acrescentando que as alterações foram implementadas gradativamente e que pequenos ajustes ainda estão sendo feitos.

Rota noturna reforça serviço

Além da coleta durante o dia, uma rota diária noturna atende locais com maior concentração de resíduos, como as margens da RJ 106, a Avenida Roberto Silveira (Flamengo), a Estrada do Boqueirão e o centro de localidades como Inoã, Barroco, Recanto de Itaipuaçu e Ponta Negra, entre outros. Não há coleta aos domingos.
Para orientar a população sobre o novo sistema de coleta, a prefeitura iniciou este mês a distribuição de 50 mil panfletos com as novas rotas dos caminhões. Os informativos são entregues em escolas, condomínios e durante os mutirões de coleta da secretaria municipal de Obras. Os panfletos também estão disponíveis na sede da prefeitura (Rua Álvares de Castro, 346, Centro).
“É importante que os moradores coloquem o lixo em sacos plásticos, embalem separadamente vidros e outros materiais cortantes, além de respeitar os dias da coleta para evitar acúmulo de resíduos na cidade”, reforça o secretário Fernando Rodovalho. O telefone para dúvidas e sugestões sobre o serviço é o 3731-4912.

Rafael Zarôr  

Comentários