Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Acadêmicos da Anhanguera Unipli realizam coleta de sangue em animais para pesquisa de microfilária

Com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para os animais domésticos da comunidade do município de Itaboraí, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera Unipli realizaram mais uma edição do projeto “Médico Veterinário de Família”, no qual além de prestar atendimentos para os animais da comunidade, atualizando o banco de dados através do recadastramento, foi oferecida a coleta de sangue gratuita para a pesquisa institucional sobre a microfilária (formas larvares imaturas de Dirofilaria immitis).
A dirofilariose é uma doença causada pelo parasita Dirofilaria immitis que se aloja no coração de cães quando adulto, transmitido por mosquitos. “Esta é uma doença debilitante e potencialmente fatal para os cães. A maioria dos proprietários de cães não se dá conta que seu animal de estimação esta com microfilária, até que o caso esteja bem avançado. Com essa campanha informativa, só no final do mês de abril foram atendidos aproximadamente 40 animais no Hospital Veterinário da Anhanguera Unipli, onde coletamos o sangue para a realização dos exames”, explica a coordenadora do programa e coordenadora do Hospital Veterinário, professora Mabel Miranda Vaz.
A coleta e os demais procedimentos de averiguação foram realizados pelos alunos da Anhanguera Unipli como prática da disciplina de Patologia Clínica e de Práticas Ambulatoriais em Medicina Veterinária. O projeto Médico Veterinário de Família, que existe desde 2000, tem o objetivo de entrevistar e cadastrar todas as espécies que residem na localidade. Além das visitas, caso seja necessário, os proprietários são orientados a conduzirem os animais para o hospital veterinário da instituição, em que recebem atendimentos ambulatoriais, como, por exemplo, consultas, exames complementares e cirurgias.
“Atualmente, além das orientações e atendimentos ambulatoriais, também contamos com um técnico de radiologia diariamente no Hospital Veterinário do Unipli. Em breve, pretendemos dar início ao projeto de castração e contaremos também com algumas especialidades dentro da clínica de animais de companhia como dermatologia e oncologia veterinária”, afirma a professora Rita de Cássia Aurnheimer, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera Unipli.
O projeto Médico Veterinário de Família ocorre semanalmente, às terças e quartas-feiras, das 8h às 17h. Já os atendimentos no Hospital Veterinário acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. A iniciativa conta com a participação de empresas na distribuição de alimentos e medicamentos, como a Vetnil, Ouro Fino, Royal Canin, Agener, entre outras.



Serviço:

Visitas - Projeto “Médico Veterinário de Família”
Dias: Terças e Quartas
Horário: Das 8h às 17h

Hospital Veterinário da Anhanguera Unipli
Dias: De segunda a sexta
Horário: Das 8h às 17h
Centro Universitário Plínio Leite – Anhanguera Unipli – mantido pelo Grupo Anhanguera Educacional / Campus Itaboraí

Endereço: Estrada Cabuçu, s/n – Caluge – Itaboraí / RJ.
Informações: (21) 2635-6143 / (21) 2635-6183

Comentários