Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

ODMs próprios para as populações indígenas

Diante da constatação de que os povos indígenas amazônicos não conseguirão atingir as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio (ODMs) e que muitos deles não se adequam às especificidades de suas culturas, articulações indígenas da Amazônia, como a colombiana COAMA – Consolidação Amazônica reivindicam objetivos próprios que sejam formulados e consensuados ouvindo as populações interessadas. “Claro defendemos o combate à fome, acesso a educação e saúde, e maior igualdade de gênero, mas essas e outras metas devem ser definidas a partir da definição e escutando os próprios povos indígenas”, defende Martin Von Hildebrand, coordenador da COAMA.
Martin argumenta que a simples implementação dos ODMs para populações indígenas não passa de uma nova forma de colonialismo. Justifica que, ao não levarem em conta conhecimentos tradicionais desses povos, nos campos da saúde e da educação, por exemplo, esses objetivos não atendem às demandas nem expectativas das comunidades autóctones.
Em painel realizado pela no Planetário da Gávea que reuniu diversas articulações indigenistas da Amazônia colombiana o que se verificou é que as condições postas para que as comunidades indígenas alcancem as metas estabelecidas são bem menores do que para o restante das populações dos diferentes países que integram a região. Os ODMs não serão atingidos em 2015, conforme estabelecido pelas Nações Unidas, e menos ainda pelas comunidades indígenas amazônicas. “É um momento de refletirmos se esses objetivos atendem às necessidades e demandas específicas dos povos indígenas”, provoca Von Hildebrand.




COAMA

Comentários