Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Autonomia indígena na Amazônia colombiana - Rio +20

Consolidação Amazônica é uma articulação indígena colombiana que traz para a Rio+20 uma experiência inédita na Amazônia: a gestão de terras indígenas pelos próprios índios. O processo, iniciado ainda na primeira edição da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), quando foi promulgada a Constituição colombiana de 1991, já tem diversos resultados a apresentar. As Associações Autônomas Tradicionais Indígenas (AATI), já constituídas, representam o passo firme dado nessa direção. A elas caberá elaborar seus "Planos de Vida" que irão definir e orientar a estrutura e funcionamento das ETIs - Entidades Tradicionais Indígenas, uma espécie de território autônomo indígena na estrutura do Estado colombiano.
A promoção de um modo de vida que respeite as tradições dos povos indígenas e sua perfeita convivência com a floresta, que sob a gestão dos mesmos tem sido preservada, demonstram o quanto já se avançou na defesa de um modo de vida sustentável - para as populações nativas e o meio ambiente - embora muitos desafios ainda estejam colocados.
No próximo dia 16, no pavilhão da União Européia, Parque dos Atletas, Rio de Janeiro, a partir das 17h, a COAMA apresenta o painel "Guardiães da Floresta - 20 anos de cooperação da União Européia na amazônica colombiana". Na ocasião será realizado o lançamento da publicação "Guardiães da Floresta - governabilidade e autonomia na amazônia colombiana" com relato dos avanços e desafios enfrentados pelos povos indígenas da Amazônia colombiana ao longo das últimas duas décadas.


COAMA

Comentários