OAB Niterói vai às comunidades

A OAB Niterói, numa ação conjunta das comissões de Integração Comunitária e de Assuntos Jurídicos das ONGs, presididas por Paulo Sérgio dos Santos e Bruno Ribeiro, respectivamente, e tendo a coordenação do Departamento de Eventos e Cultura, dirigido por Hélio Consídera, firmou parceria com associações de moradores de várias comunidades de Niterói para colocar em prática o pioneiro projeto “OAB vai à Comunidade”. A proposta é promover minicursos gratuitos, com informações sobre direitos e cidadania, incluindo noções básicas de Direito do Consumidor e Trabalhista, Estatuto da Criança e do Adolescente.
A primeira comunidade a receber o projeto será a Vila Ipiranga, no Fonseca. As aulas estão previstas para os dias 10 e 12 de abril, das 18h às 19h30, na associação de moradores, sediada na Travessa Santa Rita, n° 3-B. Serão ministradas pela advogada Bianca Fernandes, secretária da Comissão de Assuntos Jurídicos das ONGs. As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 de março e 10 de abril, no local.
De acordo com Bruno Ribeiro, idealizador e um dos coordenadores do “OAB vai à Comunidade”, o projeto deriva dos anseios da própria sociedade, principalmente das áreas carentes da cidade, que por desconhecimento do ordenamento jurídico brasileiro, muitas vezes sofrem abusos jurídicos e não sabem a quem reivindicar os seus direitos.
“Através destes minicursos gratuitos de informação, a população cada vez mais conhecerá os seus direitos, como também saberá a quem reivindicá-los”, explica o presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos das ONGs.
Segundo Paulo Sérgio dos Santos, presidente da Comissão de Integração Comunitária “com este projeto, a OAB Niterói estará participando do dia a dia das comunidades, valorizando, levando apoio e promovendo o fortalecimento da cultura e dos direitos humanos”.
Para Hélio Consídera, “esta ação é um importante veículo de prestação de serviços, que visa orientar as comunidades carentes da cidade, esclarecendo o cidadão quanto aos seus direitos”.
O projeto foi muito bem recebido pelas associações de moradores das comunidades da cidade.
“Esta parceria com a OAB Niterói é muito válida e importante para os moradores da comunidade, que está recebendo obras do PAC. Eles poderão conhecer os seus direitos”, afirmou Geraldo Bento Pereira (Geraldino), presidente da Associação de Moradores da Vila Ipiranga.


OAB Niterói

Comentários