Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Maricá: toneladas de peixes mortos aparecem em três lagoas da cidade

90 toneladas de peixes mortos apareceram em 3 lagoas de Maricá nessa semana. Falta de chuva e esgoto clandestino são as causas apontadas para a mortandade que já prejudica quem vive da pesca.
D. Maria vê o problema do quintal de casa. São vários peixes mortos que causam um cheiro insuportável. A aposentada teve que mudar de hábitos. Os peixes mortos apareceram nas lagoas de Araçatiba, Jacaroá e São José de Imbassaí. 80 homens fazem a limpeza há uma semana.
Quando se chega no meio da lagoa, dá para ter uma dimensão do problema. Todos os pontinhos na superfície da água são peixes mortos. A Prefeitura acredita que será necessária, pelo menos, mais uma semana para terminar a limpeza.
Já foram retiradas cerca de 60 toneladas de peixes. Outras 30 seriam recolhidas nesta sexta (24). Segundo a Prefeitura, tudo está sendo levado para um aterro. Voluntários também têm ajudado. Para os pescadores, o trabalho está comprometido.
De acordo com o Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, a mortandade foi causada pela falta de oxigênio na água, situação provocada pela seca das lagoas, pois não chove há um mês em Maricá. Além de esgoto clandestino, lançado em maior quantidade durante a temporada. Para que esse problema não volte a acontecer, a Prefeitura trabalha com duas obras principais.
A coleta da água para análise foi feita pelo Inea no dia 21 de fevereiro. Na próximo terça-feira (28), técnicos do Instituto vão fazer uma nova vistoria nas lagoas.


Inter TV 

Comentários