Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

FNP articula Frente Parlamentar Mista do G-100

Os prefeitos de cem municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, baixa renda per capita e alta vulnerabilidade social, que integram o chamado G-100, estão articulando, por meio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a formação de uma Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional. Segundo Euler Moraes, assessor da entidade e integrante do G-100, “a ideia é criar um espaço de articulação política para apoiar as prefeituras no seu desenvolvimento local, alocação de recursos e defesa de interesses”. O G-100 é um grupo criado em 2009 pela FNP para buscar soluções para municípios populosos, com baixa receita per capita e alta vulnerabilidade social. A maior parte dessas cidades estão localizadas na periferia de grandes centros urbanos, como capitais de estado, e muitas são conhecidas como cidades dormitório.
Euler Moraes explicou que o G-100, coordenado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, o ex-governador e senador Maguito Vilela, reivin dica que o critério estabelecido com a criação do grupo seja utilizado como parâmetro para priorizar a aplicação de políticas e na alocação de recursos públicos. Ele explicou que essas cidades têm alta demanda por serviços públicos, mas como grande parte de sua população trabalha — e consome — nos grandes centros, apresenta baixa arrecadação de impostos e incapacidade de atendimento às demandas colocadas. O critério criado pelo G-100 já foi adotado pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome na priorização de seus gastos e aplicação de políticas.
Com o objetivo de fortalecer o grupo e buscar estimular os prefeitos municipais para que articulem junto a deputados e senadores de seus estados a formação da Frente Parlamentar, foi realizada uma primeira reunião na cidade de Planaltina de Goiás, localizada na região do entorno do Distrito Federal. Além do prefeito da cidade, José Olinto Neto, e de Formosa, Pedro Ivo, também participaram do encontro o Diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller, e Sérgio Rodrigues, do Sebrae/GO. A reunião também teve o objetivo de convocar prefeitos da região e gestores públicos a participarem do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável que será realizado em Brasília entre os dias 27 e 29 de março, cuja programação foi apresentada por César Medeiros, assessor da FNP.
O representante do MDS, Luiz Muller, destacou, durante o encontro, que a iniciativa da FNP se insere na estratégia do governo federal de erradicação da miséria ao buscar identificar e incluir os 17 milhões de brasileiros que ainda vivem em situação de extrema pobreza. “Não há autonomia para aqueles que dependem exclusivamente das benesses do Estado”, afirmou.
Os prefeitos presentes ao encontro destacaram precisar do empenho de todos os entes federativos para atender às demandas por serviços públicos de suas populações. Alguns já buscam soluções próp rias para gerar desenvolvimento de suas cidades e realizar um sonho comum a todos: deixar de integrar o G-100. “Nós estamos avaliando mudar a matriz econômica de nosso município para o turismo”, revelou Pedro Ivo, prefeito de Formosa (GO) como forma de promover a geração de emprego, renda e de sustentabilidade para o desenvolvimento municipal.
Na próxima semana, representantes do G-100 voltam a se reunir com prefeitos do entorno. O próximo encontro será com os prefeitos de Valparaízo de Goiás e do Novo Gama. Além das quatro cidades do entorno do DF já citadas, também integra o G-100 o município de Águas Lindas.


Fonte: Imprensa FNP

Comentários