Universidade Federal Fluminense deve comprar imóvel do Cinema Icaraí

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, confirmou na sexta-feira que a universidade já possui R$ 10,8 milhões disponível para a compra do Cinema Icaraí. A verba foi liberada pelo Ministério da Educação, depois da visita do reitor ao gabinete do ministro da Educação, Fernando Haddad, na última quarta-feira, em Brasília.
Ainda na sexta-feira , guardas municipais em apoio a Secretaria de Assistência Social retiraram alguns moradores de rua da frente do Cinema de Icaraí.
O valor da verba para a compra do cinema foi baseado na avaliação da Caixa Econômica Federal (CEF). Salles já conversou com Fernando Policarpo, proprietário do imóvel, e aguarda sua resposta.
“A verba nós já temos e é o que podemos pagar por causa da avaliação da CEF, comunicamos isso ao proprietário, falta a resposta dele. Assim que a negociação for concluída a UFF dá início a criação de um espaço multicultural no local, com espaço para cinema, apresentação de teatro, dança e da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF”, revelou Salles.

Projeto de recuperação do prédio escolhido através de concurso da própria UFF

O reitor também anunciou que abrirá concurso entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFF para selecionar o melhor projeto de recuperação do espaço, atendendo os objetivos propostos pela universidade. “Levarei o projeto selecionado à Petrobras, Ministério da Cultura e BNDES, e a algumas empresas privadas a fim de captar recursos para a reforma e a universidade colocará seguranças para restabelecer a ordem no local”, afirmou.
Construído na década de 1930, o prédio está tombado e nenhum empreendimento imobiliário poderá modificar o local. Ao adquirir o imóvel, a UFF vai transformá-lo em um espaço cultural para a universidade e para os moradores de Niterói.
A tão esperada compra do imóvel por parte da comunidade universitária tem pautado a agenda do reitor Roberto Salles há mais de dois anos em Brasília. A obra tem estilo art déco e compõe um importante conjunto arquitetônico com o prédio da Reitoria, em Icaraí, Niterói.
Ícone na história da cidade marcou várias gerações e com a aquisição continuará servindo de palco para as artes e cultura.

Operação - A venda do Cinema Icaraí para a UFF pode resolver um antigo problema do local, a presença constante de moradores de rua. Na tarde de ontem, guardas municipais, em apoio á Secretaria de Assistência Social retiraram um grupo de sem-tetos que estavam ocupando o espaço, provocando o medo dos moradores e pedestres.
De acordo com Leandro Nunes, coordenador de Controle Urbano da Guarda Municipal, é comum os agentes da Secretaria de Segurança e Controle Urbano apoiarem as ações da Secretaria de Assistência social para garantir a integridade física dos assistentes que realizam as operações. “Algumas vezes eles ficam agressivos, devido ao medo. Muitos possuem passagem pela polícia e vêem a presença dos assistentes como uma ameaça”, afirmou.
Leandro explica que a Secretaria de Controle Urbano não tem autoridade para levar essas pessoas para abrigos municipai, porém quando necessário, eles pedem aos sem-tetos que se retirem de determinados locais, e geralmente são atendidos.

O Fluminense

Comentários