Sucessão concorrida


Comperj deve acirrar disputa em Itaboraí

O município de Itaboraí, futura sede do Complexo Petroquímico do Estado do Rio (Comperj) – que será inaugurado em 2014, deverá ter uma das eleições mais acirradas de sua história em 2012. Além do prefeito Sérgio Soares (PP), que tenta a reeleição; devem entrar na disputa o ex-deputado estadual Audir Santana (PSC); o vereador Lucas Borges (PMDB); o deputado estadual Altineu Cortes (PR); o secretário de Saúde de São Gonçalo, deputado estadual licenciado Márcio Panisset (PDT), um representante do PT e outro do PSOL, ainda não definidos.
Para Audir, a eleição em Itaboraí é considerada uma das prioridades do PSC.
“O município tem muitos problemas de infraestrutura, no trânsito, transporte público coletivo e de habitação que não foram resolvidos pela atual gestão. A cidade cresce de forma desordenada”, diz Audir, que disputará a sucessão municipal pela primeira vez.
Borges está confiante no apoio do presidente regional do PMDB, Jorge Picciani e deverá ter o colega de bancada Helil Cardoso na chapa.
“O presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, está me apoiando e falta decidir entre mim e Helil quem será o cabeça de chapa”, disse Borges.
Já Altineu Cortes anunciou, no início do ano, que iria disputar a Prefeitura de Itaboraí. Hoje, o seu partido tem o PRB, do senador Marcelo Crivella, como aliado.
“Estamos conversando com todos os partidos. Sadi Noel, dirigente do PRB de Itaboraí, está sempre comigo nas andanças pelo município. O PR tem dois vereadores na cidade, Levi do Mercado e Élson Paz”, analisa Altineu, que em 2008 disputou a Prefeitura de São Gonçalo pelo PT.
Márcio Panisset, em 1º de agosto, foi empossado presidente do PDT de Itaboraí e também já transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade.
“Estamos conversando com DEM, PSDB e PV, visando a construir uma grande coligação”, revela Henrique Porto, vice-presidente do PDT de São Gonçalo e coordenador da pré-candidatura de Panisset.
O PT, que inicialmente iria lançar Marcelo Sereno, secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, está pensando em outros nomes, já que Sereno teria optado por disputar uma cadeira na Câmara Municipal do Rio.
“É mais conveniente para mim. Estes estão pensando em outros nomes”, justifica.
O PSOL também estuda nomes para disputar a eleição.
“Temos quadros para disputar o pleito e decidiremos em breve”, afirma o presidente da sigla, João Almeida.
Sérgio Soares já anunciou que irá disputar a reeleição. Contudo, procurado pela reportagem, ele disse, por meio de sua assessoria, que preferia não discutir o assunto no momento.n

O Fluminense

Comentários