Maricaenses já contam com testagem rápida de HIV

A população de Maricá já conta hoje com uma sala para TRD – Diagnóstico da Testagem Rápida para HIV – no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no Centro. Após funcionários e enfermeiros do SAE terem sido treinados pela Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (HIV/AIDS e hepatites virais), o município disponibilizou o espaço para casos especiais de vulnerabilidade ou algum agravo de doença infecciosa.
Com o TRD, o resultado é entregue em tempo recorde: 20 a 30 minutos no máximo. O procedimento abrange ainda as etapas de aconselhamento pré-teste e pós-teste, efetuado logo depois de se concluir o diagnóstico.
O teste atualmente implantado no serviço também visa pacientes que sofreram abuso sexual ou estão incluídos em casos que fazem parte do protocolo de atendimento do TRD.
“É bom esclarecer que o Diagnóstico da Testagem Rápida para HIV não substitui, em hipótese alguma, a sorologia para o diagnóstico do HIV, mas deve ser usado sempre que ocorra um agravo estabelecido pelo protocolo do Ministério da Saúde e Programa Nacional de DST/AIDS”, explica Carlos Alberto Malta Carpi, secretário Municipal de Saúde.
A sala foi montada de acordo com os critérios exigidos para funcionamento, vistoriada e devidamente aprovada.
“Desta forma, já estamos aptos a ofertar o serviço aos maricaenses”, finaliza o secretário.
O endereço do SAE é Rua Adelaide Bezerra, 186.

Secom Maricá

Comentários