Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Municípios do Conleste debatem sobre saneamento na Região do Comperj

Com o intuito de solucionar problemas de saneamento nos 14 municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em construção na cidade de Itaboraí, o prefeito de Tanguá Carlos Roberto Pereira apresentou, na manhã de sexta-feira, em Itaboraí, uma nova proposta de estação de tratamento sanitário. A reunião contou com a participação de representantes da maioria dos municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste).
A situação do saneamento preocupa por conta do crescimento populacional esperado para as localidades, que já vêm recebendo, gradualmente, novos moradores desde o anúncio do empreendimento. O prefeito, que também é presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM-RJ) e do Conleste, acredita que, com o projeto apresentado ontem, uma das grandes beneficiadas deverá ser também a Baía de Guanabara.
“Pretendemos atuar de forma rápida, porque não temos tempo a perder. Pretendemos melhorar as condições ambientais e a qualidade de vida da população que será beneficiada pelo Comperj. Esse tipo de tratamento tem o custo baixo e atua de forma rápida e eficaz, beneficiando outras cidades e ajudando na despoluição até mesmo da Baía de Guanabara, pois o chorume que chega até lá estará bem mais tratado”, afirma Carlos Roberto Pereira.
O projeto foi elaborado com o auxílio da empresa Fast, especialista em fabricação de equipamentos e sistemas para o tratamento de efluentes industriais e água, que poderá realizar o serviço.

Agenda – Os municípios beneficiadas pelo Comperj e que irão abranger a Agenda 21 serão, Rio Bonito, Itaboraí, Magé, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Saquarema, Guapimirim, São Gonçalo, Tanguá, Casimiro de Abreu e Teresópolis, além de municípios fluminenses de Niterói, Silva Jardim e Nova Friburgo.

O Fluminense

Comentários