Programa ‘Voa Maricá’ inicia voos com destino a São Paulo

Carreira na área de Ciência da Computação oferece diversas possibilidades no mercado

Com os últimos acontecimentos envolvendo questões de tecnologia da informação e comunicação e avanços na área de computação, como as invasões de hackers em sites governamentais e privados, o profissional da computação é cada vez mais essencial nessas situações para promover a segurança das empresas. A ciência da computação e as tecnologias da informação e da comunicação a ela associada tem grande relevância, pois além de representar um avanço tecnológico, é um meio amplamente usado no mercado de trabalho. “Podemos ver que praticamente todas as empresas adotam o uso dos computadores como principal ferramenta de trabalho. Os avanços da ciência computacional veiram para inovar e facilitar a vida nas organizações”, explica o coordenador do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), controlado pelo grupo Anhanguera Educacional, professor Oscar Marmolejo Roldan.
Para atuar na área da computação, é necessário realizar um curso superior na área, que prepara o candidato para trabalhar com os princípios fundamentais, de forma que ele se torne apto a desenvolver e implementar soluções. O curso de Ciência da Computação do Unipli forma profissionais capacitados para exercer diversas atividades, desde a concepção de um algoritmo, criação e administração de um software, até o dimensionamento das necessidades de hardware e software nos mais diversos tipos de empresas.
Marcos Marinho, ex-aluno do Centro Universitário Plínio Leite e analista de sistemas da IBM no Rio de Janeiro, acredita que um bom exemplo de trabalho desenvolvido por um cientista da computação é a ferramenta de busca do Google. “Um site de buscas está embasado em uma sólida formação teórica da computação. Olhe para a busca do Google. Você digita uma palavra e em centésimos de segundos a busca está concluída”, afirma.
Além dos atrativos salários – 90% dos profissionais com mais de três anos na área recebem entre R$ 1.300 e R$ 7.000 – o mercado oferece oportunidades em variados setores, como departamentos deinformática de empresas públicas e privadas, que utilizam sistemas computacionais, produzem softwares e computadores, de consultoria, grupos financeiros, além de universidades e centros de pesquisa.
 “O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente. Quem se forma neste curso tem uma variedade de carreiras profissionais a seguir, uma vez que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento”, conclui o professor Marmolejo.

Comentários