Rio Competitivo inclui Maricá em seu roteiro

A cidade de Maricá foi uma das dez escolhidas para participar do Rio Competitivo, projeto que o secretário municipal de Turismo, Wagner Medeiros, considera “de fundamental importância para o desenvolvimento turístico da cidade”. Nesta quinta-feira (16/6), das 8h30min. às 18h, no Restaurante Maria do Céu, Wagner se reúne com autoridades da Secretaria de Turismo do Estado, Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas, além de diversas secretarias municipais e representantes do setor no município.
 O Projeto tem a finalidade de capacitar os atores locais para a gestão, planejamento e promoção do turismo local, ampliando os conhecimentos sobre planejamento, governança e o intercâmbio dos destinos com as suas regiões. Segundo o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, é importante a participação dos vários setores envolvidos nessa área. O Rio Competitivo é fundamentado nas seguintes premissas: necessidade de o Estado atrair um maior número de turistas, destacando seus atrativos e serviços; destinos com capacidade de induzir o desenvolvimento regional; ampliar o número de destinos com padrão de competitividade e diversificação de produtos e serviços turísticos do Estado do Rio de Janeiro, explicou.

Alcance regional

Neste primeiro semestre, além de Maricá, os municípios de Arraial doCabo, Cabo Frio, Itatiaia, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, Valença, Vassouras serão beneficiados pelo Rio Competitivo. As primeiras ações a serem executadas por técnicos do Ministério do Turismo nas cidades serão a capacitação de pessoas para gestão, planejamento e comercialização do turismo, a ampliação dos conhecimentos sobre planejamento estratégico, marketing e o fortalecimento da governança. “Trata-se de um processo padronizado de trabalho, com um planejamento estratégico para o desenvolvimento turístico do destino e de projetos para aumentar a sua competitividade. Todos nós seremos beneficiados com o Projeto, tendo em vista as oportunidades internacionais que chegarão com a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016”, conclui Wagner.


Secom Maricá

Comentários