Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Secretário promete Linha 3 do Metrô até 2014

O secretário de Transportes, Julio Lopes, garantiu nesta quinta-feira que as obras da linha 3 do Metrô serão entregues em pleno funcionamento até o fim de sua gestão em 2014. Durante entrevista a uma rádio, Lopes disse, ainda, que um dos grandes desafios de sua gestão é melhorar as condições e garantir conforto aos usuários da Supervia e das Barcas S.A.
Segundo o secretário, o projeto da linha 3, que ligará Niterói a São Gonçalo, demorou a sair do papel porque demandava investimentos de grande porte. A previsão é que os custos cheguem a R$ 2,5 bilhões. Com extensão de 23 quilômetros, sendo 18,8 quilômetros de vias elevadas e 4,2 quilômetros de vias em superfície, o trajeto terá 14 estações, saindo da Praça Araribóia, no centro de Niterói, até o bairro de Guaxindiba, em São Gonçalo. Todo o percurso será acompanhado por uma ciclovia dotada de bicicletários e sinalização específica.
A criação de novas linhas de barcas também foi tema de questionamentos. Mas o secretário afirmou que, antes, é preciso investir nos trajetos já existentes e citou o acordo de R$ 300 milhões entre a concessionária Barcas S.A e o governo do Estado para compra de novas embarcações.
“Quando assumimos, o serviço, vinha de 11 anos de declínio e transportava cerca de 80 mil passageiros por dia. Nesta sexta-feira, a média é de 120 mil pessoas por dia, com pontualidade de 98% e atendimento muito superior, mas ainda inferior ao que consideramos ideal. Por isso, estamos em acordo para comprar adquirir novas barcas, melhorar os píeres, reformar todas as estações de embarque e desembarque para, então, criar novas linhas”, disse Julio Lopes.


Palácio Guanabara

Comentários