Estudo da Pegada Ecológica de Campo Grande (MS) é apresentado na USP

A pegada ecológica das cidades brasileiras: o caso de Campo Grande (MS), levantamento pioneiro realizado pelo WWF-Brasil, será apresentado nesta quarta-feira (13) na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP). A palestra será de 11h30 as 13h30 e poderá ser acompanhada ao vivo pela internet.
O trabalho será exposto por Michael Becker, coordenador do Programa Pantanal-Cerrado da WWF-Brasil, em evento organizado pelo professor Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da FEAUSP. Durante a apresentação, serão discutidos os potenciais da pegada ecológica como indicador de sustentabilidade, ferramenta para a gestão pública, instrumento de mobilização da sociedade civil e orientador sobre o papel das empresas e cadeias produtivas sustentáveis.
O evento é realizado pela FEAUSP, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande (MS) e as organizações WWF-Brasil, ecosSISTEMAS e Global Footprint Network (GFN).

O que é pegada ecológica?

A pegada ecológica de um país, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou uma sociedade “usa”, em média, para se alimentar, morar, se locomover, ter e afins.
É uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia, de um lado, o consumo e do outro a capacidade de recursos naturais disponíveis no planeta. O cálculo já é feito para os países e começa a ser realizado também em algumas cidades do mundo. No Brasil, Campo Grande é a primeira cidade a ter esse cálculo.
O estudo avaliou os hábitos de consumo da população campo-grandense e apontou uma pegada ecológica de 3,14 hectares globais por pessoa. Os resultados também mostraram que o maior consumo está relacionado aos itens de alimentação, com 45% da pegada, destacando-se o consumo de carne.
O levantamento de Campo Grande foi realizado pelo WWF-Brasil em parceria com a Prefeitura da cidade, Global Footprint Network (GFN), a empresa social ecosSISTEMAS e a Universidade Anhanguera. O objetivo foi ter uma ferramenta de gestão para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo e escolher produtos mais sustentáveis, além de estimular empresas a melhorar suas cadeias produtivas.

Serviço

Palestra: A pegada ecológica das cidades brasileiras: o caso de Campo Grande.  Local: Sala da Congregação da FEAUSP, av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP). O evento será transmitido ao vivo pela internet (http://www.iptv.usp.br)

FEAUSP

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade.  Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEAUSP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.


Sobre o Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organização da sociedade civil de interesse público). Sua missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos oriundos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. É também uma referência internacional nesses assuntos, desenvolvendo projetos em parceria com diversas entidades no mundo todo.


WWF-Brasil


Comentários