Prefeitura e movimento estudantil juntos pela gratuidade nos ônibus

Uma reunião entre o secretário de Transportes de Maricá, Rony Peterson Dias, e representantes do movimento estudantil da cidade, ocorrida nesta quarta-feira (23/3), selou uma parceria que visa buscar melhorias no setor para beneficiar alunos da rede pública de ensino. A primeira ação nesse sentido será o projeto de mudança na lei da gratuidade para os estudantes, que incluirá todos os coletivos que circulam no município e não apenas os de duas portas.
De acordo com Rony Peterson, a idéia surgiu após as inúmeras reclamações contra uma das empresas de transporte coletivo que opera na região leste do município. Segundo os estudantes, a empresa não vem permitindo o acesso nos ônibus que possuem apenas uma entrada.
“Já realizamos inúmeras operações nas ruas e apreendemos, em apenas uma delas, até oito veículos. Mas não é isso que nos interessa porque, além do desgaste, não é o que resolve nosso problema. Por isso estamos encaminhando essa proposta de alteração na lei 2.185, de 2006, que existe só para beneficiar os empresários. Não podemos permitir que isso continue”, afirmou o secretário.
Ainda segundo Rony, o início das operações da empresa municipal de transportes públicos, prevista para o fim deste ano, deverá melhorar de forma significativa o serviço na área que é coberta pela atual empresa.
“Atualmente, o serviço que era péssimo é apenas ruim, mas só será realmente satisfatório quando nossa empresa começar a funcionar”, garantiu ele. Sobre a alteração na lei, o secretário explicou que o pedido será encaminhado à Casa Civil da Prefeitura para, em seguida, ser enviada à Câmara dos Vereadores como mensagem do Poder Executivo.
Um encontro dos estudantes com o prefeito Washington Quaquá também será agendado. Para os representantes do movimento estudantil, a medida demonstra que o governo municipal está empenhado em atuar pelo bem da classe.
“É com esse espírito que queremos atuar ao lado do governo, pois vemos que boa parte dos movimentos sociais do município hoje quer apenas desestabilizar esta administração. Nós, porém, estamos lutando por um benefício para todos os estudantes e temos certeza de que a Prefeitura estará ao nosso lado nessa luta”, disse o líder estudantil Rena Mendonça, que participou da reunião ao lado de Caio César do Nascimento, que é presidente do grêmio estudantil do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, e de Ismael Soares, aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Elisiário Matta.
Secom Maricá

Comentários