Maricá pode ter uma epidemia de Dengue

A cidade de Maricá está à beira de enfrentar uma epidemia de dengue, de acordo com números da Vigilância Epidemiológica do município. Nos últimos dois meses, foram notificados 251 casos suspeitos da doença, dos quais 208 já foram informados ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde. Destes, apenas 44 foram descartados.

Em 14 casos, os pacientes tiveram complicações, e um foi a óbito, a aposentada Lenita Antunes Martins, de 73 anos, moradora de São José do Imbassaí, que faleceu no Hospital Municipal Conde Modesto Leal no dia 11 de fevereiro. Também há um caso confirmado de febre hemorrágica da dengue.
A gerente executiva de Vigilância Epidemiológica e Programa de Imunização, Fernanda Spitz, explica que o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde para se decretar uma epidemia é de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Sendo assim, Maricá, que possui 127.519 habitantes, teria um limite epidêmico de 381 casos.
“Já contabilizamos 251 casos suspeitos, fora as fichas que ainda serão inseridas no lote de notificações. E como os casos descartados são muito baixos e estamos entrando nos meses mais críticos, acreditamos que devamos em breve decretar estado de epidemia”, alertou.
De acordo com a gerente, os números no município aumentaram consideravelmente em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados apenas três casos da doença, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.
“O Estado já decretou situação de endemia e desde o início do ano há essa expectativa de um surto da doença similar ao que aconteceu em 2008”, lembra.



O Fluminense


### Nota da editora: Cadê as motos frogs ???

Comentários