Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

DRM PARTICIPA DE PROJETO PARA CRIAÇÃO DE GEOPARQUE NO ESTADO

O Serviço Geológico do Estado (DRM) é um dos coordenadores do estudo de uma proposta que prevê a criação de um Geoparque no estado. O Geoparque Costões e Lagunas abrange uma área que vai de Maricá até São João da Barra.

De acordo com a geóloga do DRM, Kátia Mansur, a proposta de Geoparque será submetida à chancela da Unesco ainda este ano. “A entidade é que dá a chancela de Geoparque e para receber este nome, a área deve abranger sítios geológicos de especial importância científica e que sejam representativos de parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos, além de importância cultural, histórica, ecológica, entre outras”, explica.
Além do DRM, vinculado à Secretaria Estadual Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a coordenação do projeto também envolve a ETH Zurich (Universidade de Zurich), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), outros órgãos estaduais, universidades e prefeituras, com o apoio da Petrobras.
Uma reunião acontecerá na amanhã, dia 18, na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, juntamente com 23 instituições, entre prefeituras e entidades. “Para apresentarmos este projeto precisamos do apoio da população local, da interação da comunidade e de projetos de educação ambiental, exigidos pela própria Unesco”, informa Katia.
No mundo existem 77 Geoparques e que no Brasil há apenas um localizado no Ceará – o Geoparque Araripe. “O selo dá a oportunidade do local ser reconhecido mundialmente, fazendo com que o turismo cresça nas cidades”, completa.

Serviço:
Dia: 18/03
Local: Fazenda Campos Novos – Cabo Frio
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao trevo de Búzios.
Horário: 10h



Assessoria de Imprensa - Cajá Comunicações

Comentários