Moeda social de Maricá - " Mumbuca" - ainda terá que ser aprovada

O prefeito Washington Quaquá quer implantar o mais rápido possível a “Mumbuca”, moeda social de Maricá, em notas de 20, 10, 5, 2, 1 e 0,50. Para isso, envia à Câmara Municipal Projeto de Lei sobre o tema no dia 15 de fevereiro, seguindo o exemplo de Silva Jardim que, desde novembro de 2010, possui moeda própria – a “Capivari”.

“Essa ideia já estava no meu programa de governo que apresentei nas eleições. Ao implantá-la, cumpro mais uma promessa, seguindo a boa e exitosa experiência de Silva Jardim, onde o prefeito Marcelo Zelão, companheiro do PT a quem admiro muito, foi pioneiro no Rio ao instituir a ‘Capivari’”, comenta Quaquá.
O prefeito ressalta que diversas experiências de moedas comunitárias impulsionaram a economia local e solidária e que, em Maricá, não será diferente.
“Porque em vez de comprar em Niterói, Rio e outras cidades, o dinheiro vai ficar aqui, circulando na economia do município, gerando mais empregos e desenvolvendo a cidade. Acredito que, em dois ou três meses, os moradores vão correr para a nova moeda, porque oferecerá descontos. Pretendo, inclusive, fazer uma grande campanha esclarecendo os benefícios da ‘Mumbuca’”, diz o prefeito.
Quaquá informa que cada “Mumbuca” valerá 1 real. Mas acabará valendo mais, uma vez que o comércio que aderir à “Mumbuca” dará descontos a quem usar a moeda. “Vai ser uma revolução no comércio da cidade!” Afirma entusiasmado.
Além da moeda, o projeto prevê também a criação de um banco de cooperativismo e economia solidária.
“De início, vamos dar 50 mumbucas por mês a cada uma das cerca de 8 mil famílias do Cadastro Único Federal, ligado ao Bolsa Familia. Só aí serão 4 milhões de reais que irão circular no comercio local só esse ano. Vamos bombar a economia do município”, diz.
Também será dado um abono e incentivos produtivos em mumbucas aos servidores municipais. Já o Banco Mumbuca emprestará dinheiro para a formação de cooperativas e dará assessoria técnica ao empreendedor individual.
“Vai ser um sucesso!” Finaliza confiante.

Texto: Valéria Vianna - Secom Maricá

Foto: Marcio Kleber

Comentários