Defesa Civil lança Operação Verão

Com o aumento do calor nesta estação do ano, aumenta também a freqüência nas praias e o risco para os banhistas. Para prevenir situações de risco nas praias, a Defesa Civil de Maricá estará de plantão, a partir de fevereiro, nos principais pontos da orla marítima, com guarda-vidas uniformizados, barcos, bandeiras de sinalização e barracas. Turistas e moradores serão orientados sobre correntezas, valas e outros perigos do banho de mar. É a chamada Operação Verão.

Os pontos da orla onde estão os guarda-vidas da Defesa Civil vão da Rua 65 (Itaipuaçu) à Infraero (Aeronáutica) na Restinga (sexta-feira, sábado e domingo); Ruas 0, 13, 40, 90 e 107 (Barra de Maricá); Lagoa do Boqueirão; Lagoa da Barra (Toca do Vovô); Praia do Canto, Vilar da Praia e Curva do S (Ponta Negra). “Nos pontos onde a Defesa Civil está operando, temos o orgulho de dizer que não houve óbitos, até agora. Nosso pessoal é muito consciente de suas responsabilidades”, declara Emerson Jefferson Serafim, subsecretário da Defesa Civil de Maricá.


                                                      Pulseiras coloridas

No Carnaval, serão distribuídas pulseirinhas coloridas de borracha às crianças que freqüentam os banhos de mar, com suas famílias. Nas pulseiras são fixados adesivos com nome e telefone dos pais, para que, se a criança se perder, o responsável possa ser encontrado com rapidez.
“Em 2009, várias crianças se perderam de seus pais, em pontos movimentados da praia, e houve uma certa dificuldade e demora, em encontrá-los. A partir de 2010, implantamos o sistema das pulseiras. Os pais e responsáveis foram
encontrados rapidamente, e pretendemos permanecer com esse trabalho, que vem dando muito certo e tem tido uma grande procura”, continua Emerson Jefferson.

                                                         Plano de Contingência

A Defesa Civil tem outras atribuições, como a retirada de enxames, apreensão de animais, corte de árvores e vistorias em residências, quando em situação de risco. É feito um laudo técnico do imóvel ou do patrimônio em risco iminente, com prazo para interdição ou demolição. O trabalho é realizado em parceria com as secretarias de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Assistência Social e Educação.
Outra situação de risco, incluída no Plano de Contingência e que gerou um gabinete municipal de gestão emergencial, é a questão de prevenção às chuvas, como as que ocorreram em abril de 2010, tendo a Defesa Civil operado durante e depois do período em que ocorreram as enchentes. “Em 2010, fizemos dragagem e limpeza dos principais rios e lagoas de Maricá, para evitar novos alagamentos”, concluiu.

                                                      Doações continuam

A Defesa Civil de Maricá, continua recebendo doações para as vítimas das chuvas na Região Serrana. As doações – alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, água e remédios (analgésicos, antiinflamatórios, luvas e máscaras cirúrgicas, ataduras), podem ser entregues na Defesa Civil (Rodovia Amaral Peixoto, Km 29, Itapeba); na Guarda Municipal (Rua Barão de Inoã, antigo DPO); Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular (Rua Domício da Gama, 386, Centro – em frente ao Hospital Conde Modesto Leal). Os telefones da Defesa Civil são: 2637-1999/199.

Texto: Fernando Uchôa -  Secom Maricá

Comentários