Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Maricá terá linha de ônibus para Itaboraí

O empenho pessoal do prefeito Washington Quaquá na integração de Maricá com o restante do estado começa a dar resultado e uma nova linha de ônibus ligará a cidade com a vizinha Itaboraí a partir de 2011. O Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detro-RJ) publicou em seu site oficial (www.detro.rj.gov.br) o edital de licitação para empresas interessadas em operar o trajeto entre as duas cidades, que já tem definidos o itinerário e o valor da passagem.

Além de ser uma antiga reivindicação da população dos dois municípios, que se tornou urgente com a chegada do Comperj, a ligação faz parte de um pacote de solicitações feitas pela Prefeitura de Maricá junto do governador Sérgio Cabral e ao Detro-RJ. A lista, que pedia uma ligação com o complexo petroquímico, inclui também outras linhas de ônibus ligando Maricá a cidades como São Gonçalo, Nova Friburgo (na Região Serrana), Nova Iguaçu (na Baixada Fluminense) e Macaé (no litoral norte do estado).
Segundo o prefeito Washington Quaquá a implantação de novas linhas de ônibus facilitará a vida da população e põe fim ao monopólio onde apenas uma empresa opera linhas de Maricá para outras cidades.
"Somos contra o monopólio e queremos garantir que a população tenha o direito de ir e vir, sem depender do que apenas uma empresa determinar. A nova linha vai facilitar a vida do trabalhador que vai sair de Maricá para trabalhar na refinaria, em Itaboraí", disse o prefeito logo após falar ao telefone com o presidente do Detro-RJ, Rogério Onofre.
 
Vitória - Para o dirigente, este é mais um paradigma quebrado pelo governador Sérgio Cabral, pois há mais de 50 anos não ocorria uma licitação para concessão de linhas de ônibus.

“Esta também é uma vitória do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que luta por esta bandeira desde sua campanha. Mas, sobretudo é uma conquista do povo. A medida visa atender o aumento da demanda que surgirá com a implantação do Comperj”, afirmou o presidente.
Itinerário - A abertura dos envelopes está marcada para o dia 11 de fevereiro na sede do órgão, no Centro do Rio. De acordo com o modelo de contrato publicado junto com o edital, a linha de número 100-R fará a ligação entre os municípios de centro a centro, com uma distância aproximada de 30 quilômetros.
O documento prevê ainda que, com a entrada em operação do Comperj – prevista para daqui a três anos –, o ponto final seja levado do Centro de Itaboraí para a entrada principal da refinaria, que deverá ser no bairro de Itambi. O valor da passagem estipulado em R$ 2,70, no entanto, não será alterado.

Texto: Sérgio Renato com informações do Detro-RJ

Comentários