Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Maricá realiza consultas públicas para criação de Unidades de Proteção Ambiental

A prefeitura de Maricá, através da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, iniciou nesta segunda-feira (8/11) na Escola Municipal Profª Dilza da Silva Sá Rego, em Jaconé, uma série de consultas públicas em várias escolas do município, com o objetivo de mobilizar a população em relação a criação das Unidades de Conservação Municipais (UCMs) nas Serras de Maricá. As áreas a serem protegidas somam cerca de cento e trinta milhões de metros quadrados de Mata Atlântica em bom estado de conservação, equivalente ao tamanho do município de Niterói.

Estas UCMs propostas agrupam as serras municipais do Calaboca, Cassorotiba, Itaitindiba, Camburi, Sapupacia, Lagarto, Barro de Ouro, Espraiado, Mato Grosso, Grande Cachoeira, Macaco, Caju, Silvado, Engenho Novo, Chuva, Padre e Serra do Jaconé, incluindo morros, picos e monumentos geológicos relevantes a preservação ambiental. Apenas a Serra da Tiririca e a Pedra de Itaocaia estão fora destas unidades de conservação municipais propostas, pois já se encontram protegidas pelo Parque Estadual e Monumento Natural Municipal respectivamente, e terão sua gestão integrada às UCMs propostas através de gestão em mosaico e formação de corredores ecológicos.
“A proposta desse estudo é implantar duas unidades de conservação municipais, uma na categoria Refúgio de Vida Silvestre na região acima da cota 100 e outra na categoria Área de Relevante Interesse Ecológico, na região compreendida entre as cotas 50 e 100 . Com esses instrumentos de manejo ambiental poderemos garantir as futuras gerações qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, garante o secretário do Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral.
As serras de Maricá abrigam grande biodiversidade e desempenham um papel importante na manutenção de bacias hidrográficas, amenização do clima e regulação de cheias no município. A extraordinária beleza cênica da região deve-se a presença destas áreas verdes, que abrigam monumentos naturais, históricos e áreas de especial interesse turístico que são relevantes para a sociedade fluminense e para o município de Maricá.
Além disso, as áreas naturais protegidas na forma de Unidades da Conservação trazem grande renome aos municípios que as abrigam. Elas estimulam a abertura de negócios, geração de empregos e atração de recursos, que podem ser investidos na preservação da natureza, educação ambiental e na prosperidade socioambiental. É portanto uma estratégia de conservação ambiental sustentável.
Com as consultas, também têm início as discussões sobre o projeto de gerenciamento costeiro de Maricá, que vai ordenar a ocupação do espaço marítimo na área próxima à costa da cidade. O projeto ocorre em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Ambiente.

As consultas públicas acontecerão nos seguintes locais e horários:

Dia 09 de novembro de 2010, às 13h - Escola Municipal João Pedro Machado - Rodovia Amaral Peixoto, Km 38 - Manoel Ribeiro

Dia 10 de novembro de 2010, às 13h - CIEP 259 Profª Maria do Amparo Rangel de Souza - Avenida Roberto Silveira, s/n. - Centro;

Dia 11 de novembro de 2010, às 13h - Colégio Estadual Euclydes Paulo da SilvaRodovia Amaral Peixoto. Km 21. - São José de Imbassái;

Dia 12 de novembro de 2010, às 13h - Colégio Estadual Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho - Rua Apolônio Elias da Cruz, s/n. em Inoã.

Dia 17 de novembro de 2010, às 18h - Câmara Municipal de MaricáAvenida NS do Amparo, nº 57 - Centro.

Texto: Denilson Santos

Secom prefeitura de Maricá

Comentários