Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Conselhos Populares realizam eleições nesta segunda

A Prefeitura de Maricá, através da Subsecretaria de Participação Popular, estará realizando nesta segunda-feira (15/11), das 9h à 16h, as eleições para os Conselhos Populares do município.

Qualquer cidadão acima de 16 anos poderá votar, levando apenas um documento de identidade com foto e comprovante de residência. Para os candidatos, foram exigidos os mesmos critérios. São 15 chapas concorrendo ao cargo de conselheiro e suplente, com um mínimo de 13 e o máximo de 26 candidatos.
A votação ocorrerá em 11 pólos comunitários, distribuídos entre escolas da rede pública, igrejas e associações de moradores, locais onde aconteceu a série de assembléias populares para discussão das questões comunitárias, que culminarão com as eleições. Segundo o subsecretário de Participação Popular Leonardo Nóbrega, “é mais um ato de democracia, que concretiza as linhas de ação popular do governo Washington Quaquá. De fato e de direito, em Maricá o povo governa”, disse.
Quarenta e quatro agentes comunitários foram treinados para atuarem como mesários, sendo que a fiscalização ocorrerá por conta das chapas concorrentes, sendo delegados representantes para esse trabalho. O resultado das eleições será divulgado no mesmo dia, sendo os eleitos diplomados e empossados pelo prefeito Washington Quaquá, no dia 4 de dezembro.
 
Poder deliberativo
 
Os conselheiros terão mandato de um ano, podendo ser reeleitos por mais um ano, e terão autoridade para fiscalizar, orientar e deliberar sobre ações da subprefeitura de cada distrito e bairro, podendo inclusive interditar o mandato do subprefeito, após seis meses, se o mesmo não corresponder às expectativas de sua área de atuação, sendo o substituto nomeado automaticamente pelo prefeito. Os locais onde acontecerão as eleições, são: Inoã – E.M. Vereador Aniceto Antunes Elias (Janelinha); Barra/Guaratiba – E.M. Tatiana Chagas Memória; São José do Imbassaí – CAIC M. Elomir Silva; Amizade/Saco das Flores/Caju/Jacaroá/Araçatiba/Boqueirão/Boa Vista/Parque Eldorado/Centro – Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel; SPAR/Sta. Paula/Cassorotiba – E.M. Vereador Osdevaldo Mata; Jardim Atlântico (Itaipuaçu) – E.M. Marquês de Maricá; Cordeirinho/Bambuí – E.M. Lúcio Tomé Feteira; Condado/Ubatiba/Marquês/Silvado/Lagarto/Bom Jardim – E.M. Benvindo Taques Horta; Mumbuca/Itapeba/Parque Nanci/Ponta Grossa – E.E. Profª Cacilda Silva; Espraiado/Bananal – E.M. Pedro Augusto A. Costa; Av. Abreu Sodré (Centro)/AV.Sabino Francisco da Costa(Maminha de Ouro)/Parque da Cidade/Colinas/Pedreira/Piquet/Flamengo – Complexo Esportivo Leonel Brizola.


Texto: Fernando Uchôa
 
 Secom Maricá

Comentários