Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Uma mulher maricaense é campeã onde os homens reinam

Nascida em Maricá, Marta Xavier Gonçalves, presidente da Federação de Pesca e Desportos Subaquáticos do Estado do Rio de Janeiro (Fepdsrj), pratica esse esporte há 30 anos, “desde que me conheço por gente”, registra ela, recuperando datas na memória. “Sempre gostei”, diz. “Acompanhava meu pai todo final de semana quando era criança”, recorda. “Depois, comecei a ir sozinha, de ônibus, e então uma pessoa de Maricá me convidou a ingressar no clube Barracuda, no Rio”, relata, resumindo uma longa história de relação com o mar, tradicionalmente um reino dos homens. E estão aí o brasileiro Amyr Klink para provar isso, além de um grande número de narrativas literárias. Por exemplo: “Os velhos marinheiros”, de Jorge Amado, e o clássico “O velho e o mar”, do norte-americano Ernest Hemingway.

Servidora municipal que trabalha na Saúde, Marta faz parte da seleção brasileira de pesca e desportos subaquáticos. Com apoio da Prefeitura de Maricá, ela disputa, em Cabo Verde, de 10 a 15 de novembro, o 28° campeonato mundial feminino da modalidade, competição já vencida cinco vezes pelo Brasil, aliás, o único país pentacampeão nesse esporte, exatamente como no futebol.
Marta, mãe de um atleta igualmente de esporte aquático, vai pagar as passagens do próprio bolso, enquanto a Prefeitura fornece o material esportivo. Bicampeã brasileira de água doce, campeã brasileira de seleções e por clube, várias vezes campeã estadual, entre tantos outros títulos, ela acredita que a equipe brasileira “tem boas chances de conquistar o hexacampeonato”. Se isso acontecer, nossa campeã maricaense, já uma personalidade esportiva por seu currículo de mulher no mar, vai se tornar também personagem de um feito histórico.


Texto: Odemir Capistrano  Foto: Paulo Polônio

Comentários