Maricá vai implantar novo sistema de ensino na educação infantil

A Secretaria de Educação de Maricá vem realizando uma série de eventos juntamente com a equipe pedagógica, com o objetivo de implantar um novo sistema de ensino para qualificar melhor os alunos, da educação infantil, na faixa dos 5 anos. Nesta quarta-feira (6/10), o subsecretário de Educação, Luiz Claudio da Silva, se reuniu com cerca de 120 profissionais da educação de Maricá, de 36 escolas que atendem a educação infantil. Educadores, professores, coordenadores pedagógicos e supervisores da secretaria de educação do município, estiveram no Esporte Clube Maricá, para conhecer e avaliar o sistema de Ensino Aprende Brasil, da editora Positivo. Uma palestra com a pedagoga da editora, Aline Pinto, mostrou os benefícios e avanços que esse novo sistema oferece.

O município vem, desde o ano passado, analisando um sistema que reforce o aprendizado do aluno de 5 anos, quando ele passar para o letramento e alfabetização. Segundo Luiz Claudio, até o fim deste ano será escolhido qual sistema será adotado.
“O primeiro passo foi apresentar para diretores e orientadores pedagógicos esse novo sistema de ensino, que está sendo avaliado desde 2009. Essas mudanças vêm sendo acompanhadas pelos técnicos do Ministério da Educação e Cultura, que já participaram de dois eventos aqui no município”, afirmou o subsecretário.
A solução educacional da Editora Positivo está sendo analisada para futura implantação no município, visando atender cerca de 1.100 crianças da educação infantil e agregar ainda mais qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de educação. O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Editora Positivo - uma das empresas do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país, localizado em Curitiba (PR) - desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das secretarias de educação.
Atualmente, está presente em 1.900 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos de mais de 1.600 municípios brasileiros. Em inúmeros deles, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, e apresentaram melhores índices em avaliações do MEC.
Aos municípios conveniados, o Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece ainda uma coordenação pedagógica regional, que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do Sistema na região, oferecendo atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orientando e participando de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, professores e comunidade educativa.
O monitoramento educacional é outro diferencial do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Essa ferramenta tecnológica de gestão das informações educacionais permite o município conveniado o monitoramento dos resultados alcançados e propicia o desenvolvimento de planos de ação para o avanço na qualidade de ensino de cada município. Através do convênio, as escolas do município podem contar com orientações sobre o Sistema de Ensino Aprende Brasil, com Material Didático Integrado e com o Portal Aprende Brasil (www.aprendebrasil.com.br), espaço onde a Secretaria de Educação e as escolas integram a internet aos ambientes de aprendizagem.
Para que o trabalho seja ainda mais eficiente, educadores, gestores e técnicos também recebem formação, por meio de cursos de formação realizados periodicamente. Além disso, os docentes têm à sua disposição assessoria pedagógica e acompanhamento permanente, seja via e-mail, fax e telefone.
 
 
Denilson Santos / Sucom Maricá

Comentários