Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Cemitério de Maricá se prepara para Finados

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Obras, está preparando o Cemitério Municipal para o Dia de Finados, 2 de novembro. A data, criada ainda no início da Idade Média pela Igreja Católica, foi convencionada para relembrar, em um mesmo dia, parentes e amigos falecidos.

Segundo o administrador do Cemitério, Walmir Marins, em breve serão construídas, pela Secretaria de Obras, mais 500 gavetas funerárias para atender ao número de óbitos, “em um município que está aumentando ano a ano sua população. Outra reforma será a informatização da administração do cemitério, que facilitará em muito o trabalho burocrático”, declara.
O cemitério estará aberto para visitas, das 6h às 19h. Os fiéis costumam frequentar os cemitérios nesta data, na intenção de orarem e intercederem pelos seus entes queridos. Túmulos, carneiros e sepulturas perpétuas foram limpos e pintados, jarros trocados e flores trocadas. Um palanque será montado para uma missa campal, que será realizada às 10h. de Finados, pelo padre José Júlio e alguns cantores da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo.
Ainda segundo o administrador, o horário de maior movimento no Dia de Finados é o da missa, que concentra mais de mil pessoas todo ano, além de ambulantes vendendo velas e flores. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estarão presentes para manter a ordem. O comércio de funerárias e capelas particulares recebe um movimento bem maior no Dia de Finados, de pessoas que vão comprar vasos, velas e flores. O Cemitério Municipal de Maricá, fica na Rua Soares de Souza, no Centro da cidade.



Texto: Fernando Uchôa

Comentários

  1. Achei excelente.
    Já que nós , os que ainda vivemos, não temos a consideração e atenção das autoridades, vivendo em meio a núvens de mosquitos,pisando na lãma quando chove,ou respirando a poeira das ruas sem asfalto, que pelo menos, se respeite a memória dos mortos.
    Realmente o cemitério é um dos poucos lugares que se vê manutenção e limpesa.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se foi enterrado o corpo da Srª Berenice de Almeida Dantas nesse cemitério?
    Seu filho, Afrânio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário