SOS doadores de sangue

O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, realiza campanha para incentivar a população a doar sangue. Na unidade, funciona a Agência Transfuncional, responsável em armazenar sangue, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes. O departamento vem registrando uma queda no número de doadores de sangue, principalmente em vésperas de feriados prolongados.

A Agência Transfuncional funciona 24 horas dentro do hospital e oferece transporte a quem quiser doar sangue. Basta que o interessado informe o telefone para contato, que o serviço agenda o transporte gratuito do voluntário até o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), no Centro do Rio de Janeiro, ou ao Hemonúcleo do município de Rio Bonito.
“A equipe de captação sempre faz o trabalho de convocação de possíveis doadores de sangue, mas atualmente a situação se agravou”, afirma a técnica de hemoterapia Eudnéa de Oliveira.
Por mês, o hospital municipal recebe, em média, cerca de 130 bolsas de sangue, mas no momento está com o estoque reduzido dos tipos “O” negativo e “B” negativo. Entre os procedimentos que necessitam de transfusão de sangue estão as cirurgias eletivas e emergenciais. Por mês são realizadas no hospital municipal cerca de 300 operações.
Para doar sangue não é preciso estar em jejum. É aconselhável, entretanto, que os doadores não consumam alimentos ricos em gordura algumas horas antes de fazer a doação. Para ser um doador é preciso apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior fica na Av. Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia, Itaboraí. Informações no Disque Sangue: 0800 282 0708.

O São Gonçalo

Comentários

  1. Olá!
    Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    Att, Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário